sexta-feira, março 18, 2011

A Entrevista

Vale a pena determo-nos na entrevista de José Sócrates, terça-feira, em canal televisivo generalista. Primeiro, o tempo de antena: quase uma hora, seguido de uma série de perguntas à porta do estúdio.

E para dizer mais do mesmo! Sou o salvador da Pátria. Ou eu ou o abismo; ou a ajuda que eu consigo em Bruxelas ou o FMI; ou aprovam todas as medidas que levei, sem o vosso conhecimento, a Merkel, ou crise política. Repetiu a ‘cassete’, com os mesmos gestos, ensaiados ao pormenor, com ar manso, convincente, longe do ‘animal feroz’ que diz ser, um ‘lobo vestido com pele de cordeiro’. E no final, pasme-se, um ‘tesourinho deprimente’, como diriam Os Gato Fedorento, um coelho retirado da cartola: o "acordo entre camionistas e o Governo acaba de ser concretizado. Que pensa o sr. primeiro-ministro?"

Nem uma palavra de verdade: que o actual PEC era para vigorar até 2013 e o que sucedeu para ser agravado.

Não governa este senhor há seis anos? Não está já a viver com ajuda externa, com uma dívida e juros crescentes? Até quando pensa enganar os Portugueses? Quantas vezes pensa dizer que vai aumentar empregos, melhorar as pensões, aumentar ordenados da função pública, dar medicamentos gratuitos, como o fez em plena crise financeira, só para ganhar eleições e fazer o contrário?

Pensa Sócrates que os Portugueses não percebem que os seus sacrifícios de nada serviram até agora e que, com ele, continuarão a nada servir, a não ser para manter um Estado tão grande quanto a sua clientela, exigindo impostos e mais impostos como o ‘Sheriff de Nottingham’ na história de ‘Robin dos Bosques’? Até quando pensa Sócrates que os Portugueses vão ter medo do ‘papão’?: sem mim vem aí o PSD, que vos vai privatizar tudo e sacrificar o pouco que têm, o que sabe ser falso.

Sócrates sabe que, devido à situação que deixa, o PSD não pode prometer facilidades aos Portugueses. Mas o PSD pode prometer que os sacrifícios terão prioridades de desenvolvimento económico que não os TGV; outras opções na Saúde, que não passam por mais e mais hospitais, mas antes dar a cada Português um médico em quem confie, com mais qualidade; outras opções na Educação, que não passam pela guerrilha com professores e números forjados no sucesso escolar, sem onerar as famílias; outras opções na Justiça, fundamentais para todo o País; outras opções nas aposentações e reformas, em vez de atirar os trabalhadores, cada vez mais cedo, para a reforma... aumentando o deficit da Segurança Social. Sócrates agarra-se ao Poder de uma forma por ora inexplicável. Fará tudo.




In Correio da Manhã

2 comentários:

Anónimo disse...

Os governantes, a começar pelo troca-tintas ora entrevistado, deviam ser obrigatoriamente sujeitos a uma vacina anti-aldrabice.

Anónimo disse...

Li e reli e tenho dificuldade em comentar. Mas sempre digo que se o Sócrates está a fazer um papel complicado, o PPC se amanhã entrasse também teria dificuldades em gerir esta coisa. E se não entrar agora, já não entra. Os seus companheiros de viagem já se estão a preparar para lhe meter o bilhete na mão. De qualquer forma, ainda digo que por exemplo essa coisa do TGV, que não nos faz falta nenhuma, penso eu de que, com Sócrates ou com PPC ele vai ser feito em cumprimento das ordensdo pessoal da massa que manda nesta coisa. É bom para eles cá virem de pressa buscar os últimos trocos. E quanto a sacrificios, se o PPC entrar, eles não serão inferiores. Quem manda são os senhores da massa e qualquer deles sabe cumprir ordens. E quanto a saude e educação também não tenho dúvidas, qualquer deles é capaz de fazer o que lhes mandam. São paus mandados. E nós os que por cá vamos ficando, vamos pagando a factura com lingua de palmo. Só mais uma palavra. Com toda a austeridade que aí está e com a que nos prometem, para que serão mais supermercados e mais shopings se não temos dinheiro para mandar cantar um cego? Esses belmiros e os dos santos não estão a ver bem. A malta está a desandar das suas superficies apesar de ter sido boa cliente. Não há massa. Os homens da mesma estão a levá-la todos os dias!!!