domingo, abril 24, 2011

Bons sinais?


AS FOTOS de cima estão aqui por causa daqueles que julgam que o Código da Estrada não se aplica a ciclistas (muito menos a peões), para os quais existem, inclusive e como se vê, sinais de trânsito próprios. O facto de serem ou não respeitados é outro assunto, que agora não se aborda.
.
A PERGUNTA que hoje se pretende colocar tem a ver, apenas, com a imagem de baixo, cujo significado os leitores são desafiados a descobrir.
.
Actualização (11h40m): a resposta certa já foi dada, como se pode confirmar [AQUI].

7 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo só pode querer dizer que o(s) veículo(s) com a matrícula 45-DX-29 está(estão) proibido(s) de estacionar ali, coisa que qualquer veículo com outra matrícula poderá fazer.

Isto numa interpretação livre do referido sinal. Mas como já ouvi dizer de que estamos a precisar é de criatividade e imaginação...

(correcção) disse...

...ouvi dizer que estamos...

Carlos Medina Ribeiro disse...

De facto, é isso que se percebe.
Mas será que é legal proibir o estacionamento a um veículo em concreto?

(A resposta será dada com um par de fotos adicional. Mas, possivelmente, só ao fim do dia, pois agora estou de saída)

Anónimo disse...

É isso que se percebe, mas parece-me mais ou menos evidente que o "sinal" quererá dizer precisamente o contrário: ou seja, que ali só está autorizado a estacionar o 45-etc.

Carlos Medina Ribeiro disse...

O que está em causa, aqui, é simples iliteracia, que implica a dificuldade em entender (ou criar) textos, mesmo simples. Em certos casos, a pessoa que sofre dessa deficiência escreve o oposto do que pretende transmitir, ou interpreta erradamente o que está escrito (ou nem sequer entende).
Essa limitação intelectual pode ser particularmente grave quando (como é o caso) estão em causa leis, poderes públicos, etc.
Repare-se que, neste caso (e no limite), e se um polícia quisesse, podia multar o carro...

Mas a explicação, aqui, é simples: tudo se passa em Lagos, onde o absurdo, em termos de estacionamento, não conhece quaisquer limites.

Anónimo disse...

Além de que um sinal daqueles ali precisava de outro a assinalar o fim da proibição. Mas a incompetência fê-los desenhar uns traços amarelos no pavimento e ficaram todos contentes com a linda obra que fizeram.

(eu só passo por Lagos esporadicamente e quando estou de férias, nada tenho à partida contra a respectiva gestão municipal, ou lá quem isso fez)

Carlos Medina Ribeiro disse...

De facto, em Lagos a autarquia até é boa.
Nomeadamene em termos de estacionamento, disponibiliza largas centenas de lugares gratuitos. Em paga, cada um estaciona como quer (em cima de passeios e até de jardins!) e é a PSP que não actua.

Em tempos, referi aqui o caso de uma carrinha que estava a impedir o acesso a um prédio onde eu queria entrar. Ia a passar um graduado da PSP, pedi-lhe para intervir, e respondeu-me que me fosse queixar à esquadra!

De facto, se eu o fizesse era para me queixar dele.
Mas o certo é que, tanto quanto sei, a população convive bem com esse caos, pelo que tem o que merece.