quinta-feira, fevereiro 28, 2013
Como Lisboa acarinha os transportes públicos
quarta-feira, fevereiro 27, 2013
terça-feira, fevereiro 26, 2013
Embora me tenha limitado a descarregar:
http://www.pordata.pt/Portraits/LX2011v201302081300/index.html
desde já só posso aconselhar a todos os que pensam Lisboa e também aos eleitos municipais e sobretudo aos futuros.
Conhecer, analisar, diagnosticar, agir sobre esse, implementar a acção são os concelhos ou melhor os conselhos (eh, eh) que desde já aqui deixo.
E porque na notícia do I que me motivou a este descarregamento é referido o trabalho e empenho de Helena Roseta (e chegarei aos CPL em próxima posta) quero deixar aqui o meu testemunho de gratidão pela excelência do seu trabalho e pela sua capacidade e empenho, pessoal.
A política é feita com pessoas e por pessoas com clareza e rectidão de perspectivas, ideias e projectos.
E...
Encontro num blog, que também fala de Lisboa, que recomendo sobretudo pelas fotos de nostalgia com que por vezes nos brinda:http://diasquevoam.blogspot.pt/ esta foto da Gorda de Botero a vigiar a nossa cidade:
Ontem tive um almoço em que falámos do futuro, também desta, que aproveito para referir que noutro registo, que não o lapisado que procuro e seguirei neste blog, mas mais acutilante e afiado, tenho desenvolvido no meu próprio blog:http://www.signos.blogspot.pt/
onde sou inconveniente, mais, e politicamente ,,, os que me conhecem, radical e etc.
Ontem escrevi sobre a depressão. Depressão que a Gorda certamente olha no fundo enevoado...
Surgirá algum D.Sebastião?
Que não seja nenhum palhaço como o Berlusconi, nem comediante como o Beppe Grillo, nem comentador de futebol. E que também não seja mais do mesmo.
Mas há sempre as palavras para caminhar...
sexta-feira, fevereiro 22, 2013
Att. da próxima campanha #2
quinta-feira, fevereiro 21, 2013
Na vereação do Eng Abecassis, quando em substituição de Gonçalço Ribeiro Telles apresentei e fiz aprovar uma moção contra a central nuclear de Almaraz, solicitando ao governo português intervenção sobre as autoridades espanholas e à CML maior empenho na fiscalização.
Lisboa é das cidades que tem aprovado pela vereação uma postura anti-nuclear. Está nos arquivos!.
Voltei a referir o tema, em substituição de Nunes da Silva, depois de Fukushima, e a questão da sismicidade (disseram-me que estavam a ser feitos uns estudos e uns exerciciozecos)..., o controle radiológico, sendo que o atmosférico é permanente, e em relação às águas vai uma técnica (do ITN) de balde (e debalde!) uma vez por mês! recolher as águas à entrada em Portugal.
O tema não interessou à distinta vereação.
Pois houve a semana passada um problema grave em Almaraz. Uma avaria no sistema de ventilação (que alimenta a chuva sobre o reactor) que Ecologistas en Accion refere ser de grau 2, portanto com algum perigo potencial.
Por cá ainda tentei saber o que se passava... Pois só hoje vem nos jornais. Já poderíamos estar todos mortos...
O Tejo, o Tejo é uma cloaca, sem controle, sem que o Acordo de Albufeira, sobre os rios internacionais seja respeitado, sem que Lisboa, que continua de costas para ele se preocupe.
Vamos ter que falar disto...
quarta-feira, fevereiro 20, 2013
Então, a Joana Vasconcelos expõe ou não expõe na Ajuda?!
Cria-se que a expo tivesse sido inaugurada no final de 2012, mas até hoje nada.
Pergunta: as peças não cabem na Ajuda ou a Ajuda não cabe nas peças e/ou acha-se mais importante que Versailles?
Foto: Sortir a Paris
terça-feira, fevereiro 19, 2013
Att. da próxima campanha #1
A AML, designadamente a sua Presidente, os seus deputados e a respectiva Comissão de Urbanismo, têm que ter poderes de facto sobre os projectos urbanísticos individuais relativos a edifícios constantes do Inventário Municipal do Património, anexo ao actual PDM.
Isto da AML só se pronunciar sobre Planos de Pormenor e afins, por um lado; e da CML já não aprovar em sede de reunião de executivo esses projectos, passando a aprová-los desde há largos meses por despacho do Sr. Vereador do Urbanismo, graças a delegação de competências (coisa que não é novidade deste executivo, aliás, mas completamente estapafúrdia no caso dos imóveis constantes do Inventário Municipal); faz não só letra morta do PDM, como não promove o escrutínio e, como tal,
NÃO PODE CONTINUAR!
-
Assim sendo, preparem-se os lisboetas para mais uns anos de António Costa. É justo, e merecem-se bem uns ao outro.
sábado, fevereiro 16, 2013
sexta-feira, fevereiro 15, 2013
quinta-feira, fevereiro 14, 2013
quarta-feira, fevereiro 13, 2013
Conferência «MORPHOLOGIES D’OLISIPO»
Destaca-se a participação de Albert Lévy do Instituto Françês de Urbanismo que fará duas conferências uma em francês no dia 20 e outra em inglês dia 21 de Fevereiro.
A reflexão visa, por um lado, aprofundar o conhecimento da cidade de Lisboa e por outro contribuir para a construção da novas noções de morfologia urbana, partindo de diversas disciplinas e teorias [geografia, urbanismo, arquitectura, arquitectura paisagística, arqueologia, história, antropologia, teorias da complexidade, semiótica do espaço, sintaxe espacial, modelação].
As línguas de comunicação serão o francês e o inglês. Para mais informações consulte o site: http://www.morphologies-olisipo.tk/.
Apontamentos de Lisboa
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Um lição de vida a preço de saldo
Ora, e como me repugna estacionar o carro num dos muitos lugares de "impunidade garantida" (como a Rotunda de Entrecampos, p. ex.) tenho, nestes dias, metido sempre as moedinhas necessárias mas, hoje, tentei saber se amanhã (que é 3ª-feira de Carnaval) será preciso pagar parquímetro - dado que isso só é preciso fazer nos chamados dias úteis.
Como a página da EMEL é omissa sobre o assunto, liguei para lá às 9h 30m da manhã.
A senhora que me atendeu não sabia responder, e pediu-me que voltasse a ligar mais tarde. Assim fiz. Pois desde as 12h50m até às 13h (hora a que desliguei) estive pendurado no telefone, ouvindo sucessivamente a frase «A sua chamada será atendida o mais breve possível. Por favor, aguarde» (sic).
Já agora: a Rotunda de Entrecampos (quer junto ao Modelo, quer junto aos n.º2 e 4 - em cima do passeio) esteve hoje como sempre está...
A meio da tarde resolvi, no entanto, perguntar a algumas pessoas aqui da rua o que é que se estava a passar e, numa loja, as empregadas disseram-me que os fiscais lhes tinham garantido que HOJE NÃO TRABALHAVAM, pelo que não era necessário pagar... Ou seja: só os idiotas (entre os quais, obviamente, me incluo) o fariam.
Fui a correr tirar o carro do parque. A coisa custou-me 9,50€, mas tenho de reconhecer que, como "lição de vida" até nem foi caro...
domingo, fevereiro 10, 2013
Apontamentos de uma cidade caótica e desumana
Um senhor de cadeira de rodas na faixa de rodagem (!) espera que o táxi (que está parado) avance.
Em 2.º plano, um dos muitos carros que, sem necessidade, estacionam nos passeios.
É o mundo de pernas para o ar mas, a algumas pessoas, "faz confusão que isso me faça confusão"...
Entretanto, António Costa preocupa-se com tudo menos com Lisboa, enquanto Santana Lopes se afasta de vereador... alegando falta de tempo!