segunda-feira, maio 20, 2013

Foto chamariz...


Estive a reler uns textos de Thomas Paine, um dos revolucionários liberais do século XVIII, teórico da revolução americana e da francesa.
Autor de um livro muito difundido #Senso Comum # que está em relevo na minha biblioteca.
Um defensor do Estado mínimo, sobretudo para limitar os vícios da cidadania e defender a liberdade e segurança, e de direitos civis máximos, mas também um crítico da economia sem regras.
Recordo quando me apareceu já na Universidade o olhei um pouco de lado, ainda estruturado por algum dogmatismo.
Hoje com os tempos a mudarem seria necessário voltarmos a estes clássicos e estabelecer regras claras, formas de gestão funcionais e respeito pelo futuro, que desde logo é também o passado vivo no presente.
A informação de que está em gestação uma lista para a Assembleia Municipal de Lisboa mostra-me que os Grillos já chegaram a Lisboa.
A total falta de sentido e senso dessa iniciativa, a desvalorização da política como processo, que obviamente deve ser reflexão e propositura no âmbito em que é relevante e nesse no enquadramento adequado a efectivação dos projectos de cidade defendidos.
Não há novos métodos quando se constroem nuvens.
Temo que estas autárquicas, que continuam a ser disputadas num quadro eleitoral herdado da revolução, para dar albergue a todos, e desenvolver compadrios e moscambilhas, onde os interesses instalados e repartidos entre os Dupont e Dupond e Dupong, temo que as próximas autárquicas
venham a ver poucas, muito poucas novidades e listas verdadeiramente independentes e de cidadania.

Em Lisboa, era necessária uma, que seguisse o exemplo do Porto, e talvez de mais um ou dois locais, onde poderão surgir vontades e confluências locais e empenhos cívicos que vejam as terras antes das bandeiras. No meio de uma baramunda de dependentes de interesses e de vaidades, de listas ditas independentes...mas tantas delas nas mãos dos piores patifes.

Mas estamos a entrar num mundo virtual, com ideias virtuais, candidatos virtuais, em jogos virtuais e eleições que também se estão a tornar virtuais.
E sem sentido...
Mas como recordo do meu professor de física, que descobri poeta # não há ventos que não prestem, nem marés que me detenham #. Continuarei a trabalhar nas alternativas e ao Sol.


Sem comentários: