sábado, março 20, 2010


Por que é que não se vêem crianças a andar na rua? A pergunta foi feita a Reinhard Naumann, residente em Portugal há cerca de duas décadas, pelo seu filho, na altura em que tinha oito ou nove anos. O alemão, que na infância percorria diariamente oito quilómetros em bicicleta para chegar à escola, confessou ontem que a questão o alertou para uma realidade lamentável: "É muito raro vermos crianças autónomas no espaço público".

Mais do que isso, diz Manuel João Ramos, da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, existe mesmo "uma menorização do peão". "Somos formatados para pensar que o peão é um pobrezinho que não tem carro, mas na verdade é peão quem pode". Promover uma reflexão sobre a importância dos direitos dos peões é, aliás, o objectivo da colecção de livros Estudos Pedonais, daquela associação, cujo terceiro volume - com o título The Walker and The City - foi ontem lançado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para o facto de haver cada vez menos crianças no espaço público as explicações são múltiplas... e os carros serão apenas uma dentre elas...