domingo, agosto 12, 2018

Está a decorrer a votação do OPP
Tenho um projecto, que irá ficar pelo caminho.
Não consegui mobilizar nem a AEPGA, que seria o candidato a beneficiário do mesmo, nem a malta das bicicletas, que seria indirectamente ganhadores nem as entidades que defendem o peão, ou a redução da velocidade urbana.
Até ao momento o fracasso é total. Aqui o projecto:

Os burros são animais lentos. A velocidade excessiva é, além de propiciadora de acidentes, emissora de muito maiores quantidades de dióxido de carbono, gás de efeito estufa.
A nível nacional deve ser feita uma campanha de sensibilização para a diminuição da velocidade, articulada com alteração dos paradigmas de transportes, desde a partilha de carros, o privilegiar do transporte público ou de veículos não poluentes incluindo os eléctricos, que desde as escolas aos meios de comunicação sensibilize a cidadania para esta questão, da velocidade e de outras implicações do individualismo no sistema de transportes.
Os burros são animais que tem uma história também no sistema de transporte e na nossa ruralidade e são, além disso, nalgumas variedades espécie protegida, e são muito, muito fotogénicos e susceptíveis  de empatia.
Uma campanha com base nestes,  com filmes, bonecos, autocolantes animados, anti-stress, livros direccionados para diferentes níveis e acções de sensibilização articuladas com entidades com responsabilidades na área do sistema de transportes, poderia além de contribuir para criar condições de salubridade, urbana e também no geral melhorar e a consciência de um problema que arrisca a dificultar o futuro.
Sejamos burros no tempo e no espaço e com eles aprendamos, também, os valores da diversidade.
Ao direccionarmo-nos para o sistema de transporte estamos também a dar enfase, ao contrário dos discursos que enchem mais a polis, ao principal contribuinte para o défice externo e a maior fonte de emissões poluentes e base das alterações climáticas ( hoje com as renováveis no sistema eléctrico) e ao aliarmos esta a um animal empático estamos a criar condições para uma aproximação suave a um tema que tem que ser enfrentado. O carro individual e o pé direito.

Acções:
Bonecos Anti stress. filme .bonecos/peluches (distribuir com kits explicativos). auto colantes . livros. Acções formação

Aqui onde se pode votar:

Foi uma experiência muito interessante...

Sem comentários: