segunda-feira, agosto 06, 2018

Tive ocasião de referir que as renováveis estão por cá... porque em Ferrel, lá para Peniche não se constriu uma nuclear....
"
Vamos continuar a caminhar

Em boa hora tomou a Junta de freguesia de Ferrel esta iniciativa, nomear Ferrel Capital da Luta Contra a Nuclear.
Com base no trabalho, também da Patrimonium e da Inês Lourenço, mas sobretudo herdando os muitos milhares que aqui em Ferrel, mas de e em todo o lado conseguiram que estivéssemos, em Portugal também, livres da ameaça da nuclear.

Cerca de cem marcharam no sábado dia 4 desde a igreja, onde várias vezes os sinos tocaram a rebate, até o Moinho Velho, onde a acção terminou com pequenos mas sentidos discursos.
O nosso amigo Joaquim Jorge foi o guia mas também foi ele que esclareceu, para os mais novos, que éramos quase todos, algumas peculiaridades desta luta.
Connosco estiveram companheiros espanhóis da ADENEX, Associação Defesa da Natureza da Extremadura, que na mesma altura de Ferrel não conseguiram impedir os dois grupos nucleares de Almaraz e que agora Ferrel, todos os que somos desta habitantes, e o somos todos desde logo, temos que ajudar a não ter o seu tempo de vida prolongado (um acidente traria até aqui as nuvens radioactivas!).

Ferrel para honrar os seus compromissos tem que manter a memória viva e essa é empenho na luta contra a nuclear, aqui, ali e acolá, e também pelas energias renováveis, como referimos que estão bem representadas no concelho de Peniche, e pela sustentabilidade, a transição energética e uma economia circular, em espiral.

Uma exposição estará presente, sobre a luta, o livro #Almaraz e outras coisas más# à venda na Junta e outros projectos para dar continuidade a este novo tempo, a este novo epigrama que coroa Ferrel, estão em agenda.
Desde logo um livro do  Joaquim Jorge para breve, e colóquios, conferências e filmes estão previstos.
Estive presente, com o director da Gazeta e meu amigo José Luiz, nesta iniciativa e posso empenhar a Gazeta das Caldas em todo o apoio a este projecto e sua divulgação.
Também em nome do FAPAS, Fundo para a Protecção aos Animais Selvagens, que represento na acção contra a nuclear e afins, quero manifestar o total compromisso em dar a esta iniciativa a maior pujança.
Ferrel terra de burros, inteligente e produtivo animal, aqui brasonado, e de gentes sem temor merece, uma caminhada assim.
António Eloy
"
E aqui estão elas a bombar...


Sem comentários: