segunda-feira, setembro 10, 2018


Teatro por todo o lado...
Com um recado para o Teatro da Rainha

É uma das notáveis obras de Ibsen, que parece escrita nos nossos dias, e até retrata um pouco a actual situação termal em Caldas “Un Enemigo del Pueblo (Ágora)”, no caso da obra de Ibsen, com esta versão adaptada à democracia.. o tema é um balneário, termas contaminado e as formas como os “gestores” da comunidade silenciam o médico que quer corrigir a situação, reabilitar e recuperar o mesmo, e em nome do vil metal e dos interesses financeiros descrdibilizam o médico, manipulam, como com um twit, as massas e mantém a porcaria, o que vai destruir o futuro.
Está em cena no simpático teatro Pavón Kamikase (na Latina), com uma inspirada encenação e 5 excelentes actores, numa peça que interage com o público, houve 3 votações e discussão connosco no final, com a sala (300 lugares) abarrotada.


Mas aproveitei estes dias em Madrid, além da reunião que menciono noutro texto, também, para comprar livros (7) e visitar exposições, a da antiga Fábrica do Tabaco, espaço fabuloso é... espantosa, em castelhano para os entendidos... e para outro momento sublime:
Está em exibição no estupendo Teatros del Canal, uma peça de três horas, em três tempos que recordarei para sempre, de “Lehmam Trilogy”, que nos conta a história dos ditos irmãos desde a sua chegada à América até, após a morte do último descendente, à compra dessa empresa por outros agiotas e ao colapso, da parasitagem.
É um espectáculo do outro mundo, 5 actores interpretam cerca de duzentas personagens, numa sequência cheia de movimento, músicas fabulosas e muita emoção. No final ainda tive o privilégio (com as mais de 500 pessoas que enchiam o teatro) de termos mais de uma hora de dialogo com este naipe de actores, músicos, agitadores.

O teatro é, também, a vida. Continuemos o teatro.

Sem comentários: