sábado, agosto 12, 2017

Tenho a maior simpatia, e mesmo amizade com alguns dos seus membros, pelo Fórum Cidadania Lx. Deles recebo hoje um comunicado sobre Turismo, que me permito transcrever as recomendações:
#
Fórum Cidadania Lx apela à Câmara Municipal de Lisboa e ao Governo que se inicie, de imediato, uma acção de diagnóstico tendente ao desenho de um plano e calendarização de acções concretas que permita, por um lado, salvaguardar e promover a qualidade de vida dos seus habitantes, conciliando-a com a promoção das actividades económicas ligadas ao turismo e reabilitação urbana, procurando que potenciar os efeitos positivos e mitigar os efeitos negativos que ambos os interesses possam provocar um no outro.

Permitimo-nos desde já
 sugerir:
À Câmara Municipal de Lisboa, o uso dos seus poderes legais na gestão do espaço público, no sentido de limitar (não elimina​r) ou reforçar a exigência nos impactos (não eliminar) da implementação ou desenvolvimento de determinadas actividades económicas, nas zonas mais sensíveis da cidade, como sejam as zonas históricas ou classificadas, potenciando outras zonas da cidade, como sejam na definição de usos em planeamento urbano, condicionamento ou reorganização da circulação e cumprimento de níveis de ruído, e, obviamente, a necessidade de se preservar o edificado, uma vez que a cidade de Lisboa foi classificada pela própria CML como sendo toda histórica;
Ao Governo, a título de exemplo, uma política de arrendamento e reabilitação urbana, que permite a coexistência e disponibilidade de arrendamento de longa e curta duração, bem como a preservação do edificado e dos conjuntos urbanos;
Ao Governo e à Câmara Municipal de Lisboa, a promoção de transportes públicos, que permita a circulação de locais e visitantes na cidade, sustentando e economia mas não prejudicando a preservação da cidade, e diminuindo a pressão do transporte turístico.
O futuro de Lisboa, enquanto cidade para os lisboetas e para os seus visitantes depende do que agora for preparado e decidido. 

Se nada for feito, será tarde de mais para salvaguardar, adequadamente, a economia da cidade e os seus habitantes.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Miguel de Sepúlveda Velloso, Beatriz Empis, Maria do Rosário Reiche, Rui Martins, Virgílio Marques, Carlos Moura-Carvalho, Luís Mascarenhas Gaivão, Fernando Silva Grade, Jean Teixeira, Júlio Amorim, Nuno Castelo-Branco, João Oliveira Leonardo, Guilherme Pereira, Fátima Castanheira
#
Os bold são meus e é para assinalar onde, do meu ponto de vista, o Fórum erra.
Nas vésperas da campanha autárquica deveria o Fórum ser mais incisivo e ter amadurecido mais esta posição e nem sequer refiro, porque é matéria de outra discussão o preâmbulo que considero de enorme optimismo, na linha de algumas posições dominantes na C.M.L.
Fazer uma proposta introduzindo a sua negação é um nonsense, assim como introduzir nesta um exemplo, que ainda por cima não tem um mínimo de realidade e prática. Já falar sobre a praga que é um chamado transporte turístico, sem equacionar a sua reformulação e mesmo supressão em certas zonas, parece na linha do tal apoio subliminar ( e esperem para ver se não está, com igual vacuidade, nalguns programas eleitorais!) Há que cortar pela rama ou volta a crescer igual.
Finalmente este depende, remete para o pensamento do divino, que me parece desajustado da prática política.
O Fórum que tem sido o defensor e ouso mesmo dizer deveria empenhar-se em constituir-se em Lisboa como Conselho da Cidade desta vez deveria ter amadurecido mais a sua posição.
O turismo desregrado, e aqui tenho apresentado algumas propostas, dá cabo da cidadania, do espaço e da vida neste. Em Lisboa e não só em Dubrovnik !!!!!

Sem comentários: