quarta-feira, maio 06, 2009


Festas de Lisboa custam 1,5 milhões de euros e juntam os sabores da tradição a "outras cenas" -PUBLICO -06.05.2009

A sardinha volta a ser o símbolo das festas, este ano com trajes diferentes, da autoria de sete artistas plásticos portugueses

As Festas de Lisboa 2009 vão custar mais de 1,5 milhões de euros e terão duas linhas de programação própria, uma mais tradicional e outra para assinalar a diversidade cultural da cidade, ditas Outras Cenas, com propostas de vários estilos sugeridos pela EGEAC, empresa que gere os equipamentos culturais da cidade.
Segundo o programa ontem apresentado, são dois meses de festejos, a abrir a 15 deste mês com o Desfile da Máscara Ibérica e encerramento a 15 de Julho, com um concerto de Jorge Palma, nos jardins da Torre de Belém.
A programação divide-se por duas linhas: Dias em Festa, com iniciativas de cariz mais tradicional como as marchas populares e os arraiais, e Outras Cenas, com propostas de vários estilos. O Desfile da Máscara Ibérica (dias 15, 16 e 17, na Praça do Rossio) realiza-se pela terceira vez consecutiva em Lisboa e contará com cerca de 650 participantes do Nordeste transmontano e das regiões espanholas de Zamora, Ourense, Astúrias, Leão e Cantábria. O concerto de encerramento, a 15 de Julho, na Torre de Belém, ficará a cargo de Jorge Palma, que terá como convidados Cristina Branco, Adolfo Luxúria Canibal, Fausto e Sérgio Godinho, entre outros.
Pelo meio haverá iniciativas como o Omnibus, com iniciativas nos autocarros 44, 83, 709 e 708, o Fado nos Eléctricos e o Jazz às Onze, que tem como palco os principais elevadores históricos de Lisboa.
O Mundo Mix, ponto de encontro de novos projectos e novos talentos no Castelo de S. Jorge, regressa às festas, assim como a Semana das Casas Regionais e o Arraial Pride.
As marchas populares, a 5, 6, e 7 de Junho, no Pavilhão Atlântico, e a 12 de Junho, na Avenida da Liberdade, e a Festa do Fado, no Museu do Fado e no Castelo de São Jorge, marcam a restante programação de cariz mais tradicional.
O Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas marca amanhã o arranque da linha de programação Outras Cenas, que continua com o Sound Tracks (final de Maio), centrado na relação do cinema com a música, a mostra Photo España 09 Lisboa, a homenagem a Michelangelo Antonioni 52 Spaces (na sala principal do teatro Maria Matos) e a iniciativa Combo/Mude, uma parceria com 13 lojas de comércio tradicional que receberão instalações de design.
Entre as iniciativas previstas, a Experiência Variações (9 a 14 de Junho), na Fábrica Braço de Prata, assinala o 25.º aniversário da morte de António Variações.
O símbolo da Festas de Lisboa, uma sardinha estilizada, regressa este ano com sete trajes diferentes, da autoria dos artistas plásticos Bela Silva, Henrique Cayatte, João Maio Pinto, Luís Henrique, Nuno Saraiva, Pedro Proença e André Carrilho. Lusa


Achou este artigo interessante? Sim

Sem comentários: