quinta-feira, setembro 10, 2009

Publicidade desnecessária...

Lisboa - Av. Guerra Junqueiro
.
ESTÁ PREVISTA uma coima (cerca de um salário mínimo!) para quem coloque lixo fora dos locais apropriados - e, de vez em quando, ela é aplicada.

Nesse seguimento, afixei aqui, há tempos, fotos (tiradas em dias diferentes) de caixas e mais caixas, vazias, deixadas por um talho junto a um ecoponto (espraiando-se por todo o passeio), e em que as embalagens estavam de tal modo identificadas que só faltava trazerem o nome do responsável por essa
arte urbana. O facto de essas cenas serem frequentes, fazia com que aquilo tresandasse a certeza de impunidade - mas isso é outra história...

Vem isso a propósito das fotos anteriores, pois no que toca ao lixo que eu vi (e tirei muitas outras fotos, além dessas quatro) a origem da maior parte era perfeitamente identificável - nomeadamente embalagens de lojas. Mas olhem que esse não é um fenómeno exclusivo de zonas e lojas pobres!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não foi multado porque era Petit, nesse caso até concordo.

Carlos Medina Ribeiro disse...

A Av. Guerra Junqueiro tem todas as condições para ser uma zona de alta qualidade:

Árvores, esplanadas, passeios largos, estacionamento (ali e próximo), etc.

Mas está transformada numa esterqueira (especialmente os ajardinamentos), num paraíso de venda ambulante, e o estacionamento está entregue a meia-dúzia de 'arrumadores'.

Além do lixo que anda ao-deus-dará (até colchões já ali fotografei!), o ecoponto existente em frente à Mexicana está sempre a transbordar.

Anónimo disse...

Basta andar por aí para ver, por exemplo, pessoal que anda em Mercedes, Audis, BMWs, etc, a deitar lixo para o chão com a maior desenvoltura e naturalidade.

Quando neles entram ou deles saem nas Áreas de Serviço, são boas ocasiões para presenciar isso.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Sim, a ideia de que pobre-igual-a-porco tem muito que se lhe diga...

E eu sei bem do que falo, pois moro, há 57 anos, numa zona-dita-fina das avenidas novas...