segunda-feira, setembro 07, 2009

O bilhete da minha empresa é mais giro que o da tua

(...)
Minha filha, portadora dos dentes que seriam examinados, possui no entanto outro passe, o 4_18@escola.tp, em transição para o sub23@superior.tp - nomes simples, pensados para não baralhar ninguém. Servem para ir para a escola, mas não ao dentista. Agarrei em tudo o que havia lá em casa que se assemelhasse a um título de transporte. Sim, caros leitores, porque hoje em dia, num louvável tributo à diversidade e à balbúrdia, o direito de se locomover está traduzido numa miríade de cartões, passes e bilhetes, muitos deles incompatíveis entre si, para júbilo privado de quem os inventou. Achei vários espalhados pela casa. Pareciam iguais, mas não eram. Havia os da CP, que são iguais aos do metro, mas não podem ser utilizados no metro. E os do metro, embora iguais aos da CP, não dão para os comboios. Claro.

Atenta, minha filha apontou-me um pormenor morfológico determinante: os cartões da CP têm pontas arredondadas, os do metro são em ângulo recto. No plano geométrico, já não nos apanham. Mas quais deles ainda eram válidos?
Fui para a estação decidido a testar todos." (continua)
.
ARTIGO DE OPINIÃO - PUBLICO
Indo eu - Bolsos recheados - Por Ricardo Garcia

6 comentários:

Anónimo disse...

A propósito: os bilhetes (ou lá como se lhe deve chamar, se calhar «títulos») "7 Colinas" ou "Viva Viagem" (desculpem se me engano) têm um prazo de validade de 1 ano.

Passado 1 ano, mesmo que "estimados" e em boas condições, não prestam, vão para o lixo, tem de se gastar .50€ num novo, isto sem falar que o saldo remanescente (desde que não dê para uma viagem) também vai.

Aquelas cabecinhas pensantes estão sempre a cogitar em como nos hão-de levar algum inutilmente (para nós)...

M Isabel G disse...

Está enganado ;)
São almas iluminadas e ungidas que sabem o que é melhor para nós!:)

Anónimo disse...

Mais uma maneira subtil de promover a viatura a motor de quatro rodas privada.

Anónimo disse...

Como podem os passes dar para ir para a escola mas não para o dentista?

Al disse...

ainda há duas semanas fiz uma coisa parecida. tenho enste momento 3 cartões verdes, todos iguais e todos diferentes. um comprei na CP, o outro na Transtejo e outro no Metro de Lisboa. Depois de muita tentativa/erro descobri que:
- O cartão verde da CP não dá nos outros "operadores".
- O outros dois cartões dão em todo lado mas só se forem carregados com "bilhetes virtuais" desses "operadores". Se forem carregados com "bilhetes" de um, já não dão para o outro enquanto não se gastar esse "bilhete".
- Os "bilhetes" têm normalmente o valor de 0,85 euro. Mas, apesar de o valor ser igual (por exemplo no Metro Lisboa, no eléctrico do sul do Tejo, na Transtejo e na Carris), os tais 0,85 euro, o que conta é o "operador", não é o valor a descontar. Por isso, nunca se pode usar o mesmo bilhete na transtejo e no eléctrico do sul do tejo, por exemplo. ou no metro de lisboa e na transtejo.

Quem se lembrou disto devia ganhar o Nobel da criatividade.
É magnífico, não é?

M Isabel G disse...

Verdadeiramente magnífico!!!

Eu gostaria de saber se os tipos que mandam nessas empresas (em nosso nome) sabem desta demência toda, assim como nós a sabemos...