sexta-feira, setembro 10, 2010

Drogaria Oliveirense, R.I.P.













De que serviu ter andado meia-dúzia de entusiastas a tirar fotos e a escrever sugestões, dar alertas, etc., para que de ontem à tarde para a manhã de hoje o proprietário do prédio sito na Rua da Lapa, Nº 14-18, ter começado a destruir o interior da mais bonita drogaria de Lisboa, de seu nome "Oliveirense"?

Com efeito, de que serviu a esta loja ter sido objecto de abertura de processo de classificação como IIM, em consequência da aprovação em reunião de CML da Proposta Cidadãos por Lisboa (Prop. 815/2008)? De nada.

Não só o processo de classificação, que se saiba, nunca chegou sequer ao fim, nem a ela valeu o interesse dos media e dos moradores da Lapa.

Neste momento, estão polícias municipais no local, porque a obra é totalmente ILEGAL, uma vez que não deu entrada na CML nenhum projecto seja do que for. Como ilegal é a presença do contentor junto à loja (pelos vistos, também já desapareceu). O proprietário está em parte incerta. Os operários fecharam a porta e fugiram. Há quem garanta que parte do recheio já foi vendido a antiquários. Pessoalmente, creio que apenas o tecto ainda se manterá.

Trata-se de uma ilegalidade que devia ser punida severamente e de forma exemplar. Proprietário, empresa que colocou o contentor, empresa que faz a obra. Será?

Estava-se a ver que uma vez desaparecido o senhor de idade, que até há poucos meses era o anfitrião daquela drogaria que existe desde 1895, logo haveria quem despachasse a actividade e quem estropiasse o interior para arrecadar uns patacos. Assim foi e assim vai a cidade.




Fotos: FJ

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

quanto é que o proprietário recebeu de renda ao longo dos últimos anos?

Bic Laranja disse...

Eu nunca recebi renda nenhuma e também fui espoliado com a ratice aqui relatada.
Que mania que a riqueza só se messa ao pataco!
Cumpts.