sexta-feira, setembro 06, 2019

Aeroporto
Ontem estive três horas na discussão pública da AIA, do aeroporto do Montijo, em Alcochete.
Foi um arraso, mesmo pornográfico. As meninas da empresa que fez o estudo a mando da Vinci/A.N.A. nunca se devem ter sentido tão mal.
É que vender este aeroporto é tarefa acima de quaisquer possibilidades. Durante as três horas talvez15 pessoas deram um enxerto, bem dado, a este. O ruído ( resposta “vamos fazer isolamentos das casas, só não sabemos quantos ou quando") , choque com aves nunca viram tal acontecer...pois eu que me inscrevi 9 vezes e não pode falar, já vi dois (2) aeroportos encerrados um pelo risco de colisão, outro porque colidiram mesmo com 7 mortos,,,,
avaliação estratégica, népias, eu teria recordado que já durante o fascismo se dizia que a Portela estava quase saturada e fez-se um estudo (global, valha-o deus). Foram estudados 18 locais. O pior, pior de todos foi.... o Montijo, porque....
Mas também teria recordado, era vereador na altura, a avaliação de impacto que foi apresentada em 2007 na C.M.L. da... Ota, uma vergonha, um paul, entre dois montes, um teria que ser destruído, o paul aterrado, mas ás águas subterrâneas, ai essas águas, também a Portela seria para só 5 anos mais.
Mas não foram esquecidas as acessibilidades, nulas, do aeroporto de cacilheiro! E sem oleoduto, o transporte de combustível em centenas da camiões diários,,,,aí, aí ai,
Sem falar das micro partículas, sem mencionar, eu o teria também as emissões de efeito estufa, sem ligar às subidas imprevisíveis (porquê 5 metros) das águas, num aeroporto construído sobre estacas ( 30, 30, 40 metros?)
Os representantes da empresa titular foram lamentáveis e lamento que o representante da APA, por momentos, tivesse perdido a independência.
Não vai ser possível, de maneira nenhuma, este aeroporto levar o visto das autoridades, europeias (então não é que uma salina que foi adquirida como compensação da Vasco da Gama agora volta a ser adquirida como compensação), nem das autoridades que superintendem a aviação civil, e claro a APA só tem uma coisa a fazer.
Na quinta 12, no teatro a Barraca, vão levar outro arraso!

Sem comentários: