segunda-feira, maio 04, 2009

O estado lastimável do Jardim Constantino














Chegado por e-mail:

«Assunto: Lisboa e Bairro da Estefânea. Jardim Constantino. Chaga, Ineficácia de Gestão ou vergonha?


Caros Senhores Autarcas
Caras Autoridades Municipais
Caros Cidadãos Lisboetas
Caros Meios de Comunicação Social



JARDIM CONSTANTINO

Ou como CONSTANTINO MARQUES DE SAMPAIO E MELLO passou a ser mais um português enxovalhado, esquecido, ignorado e desrespeitado, apesar de tudo o que ele deu a esta cidade como jardineiro de excelência

Ou como Maputo deveria ser exemplo a seguir, por quem se pensa saber tudo em Gestão Autárquica, Gestão ambiental, Gestão Orçamental, gestão de Qualidade de Vida

Depois do meu mail de Março as coisas modificaram-se e melhoraram muito no Jardim Constantino.

Ou seja,

- continuei a receber algumas respostas do tipo Muito obrigado pelo alerta do estado caótico do Jardim Constantino, de que nos tem sido dado conta desde nos últimos dias, e que nos levou a elaborar um requerimento aos serviços, que seguirá em breve, e de cuja resposta lhes daremos obviamente conta mal a tenhamos recebido.
Melhores cumprimentos
(ainda não fiz a estatística, mas iguais a esta devo ter mais de 100 ao longo dos 4 anos em que não desisto de lutar pelos direitos dos cidadãos, pela melhoria das condições de vida em Lisboa)

- As fotografias em anexo mostram como se tem degradado de dia para dia o ambiente no Jardim Constantino

Não resisti e envio quatro fotografias de quatro jardins diferentes, tiradas no dia 24 de Abril de 2009 em Maputo, Moçambique. Penso que alguns autarcas, quando falam de falta de verbas, não sabem do que estão a falar. Outros falam de falta de regulamentação, também não sabem do que falam, porque se olhassem para as dezenas de serviços que cada autarquia tem, perceberiam logo que será melhor um estágio rápido para alguns responsáveis de alguns serviços, num país “rico” como Moçambique.

Podemos fazer como sempre fazemos – os veículos mal estacionados estão autuados e estão a ser rebocados por agentes da Policia Municipal, a três metros de distância de arrumadores ilegais, estrangeiros que dormem e vivem no Jardim Constantino há mais de três anos.

A minha filha já foi apalpada por um deles, ao que respondeu fugindo a correr e a chorar. Num dia de semana, às 16 h, na semana em que eu estava em Maputo. Teve medo de ir participar à PSP.

As pessoas preferem dar a “volta”. Fugir. Não enfrentar.

Este é o nosso Jardim Constantino


Em anexo 15 fotos do Jardim Constantino e 4 fotos tiradas em Maputo, em 27/Abril/2009.
_________________

Raul Costa»

4 comentários:

Anónimo disse...

O Zé fazia lá muita falta.

Anónimo disse...

Volta, Santana, está tudo perdoado!

Alfação disse...

Se eu fosse turista numa cidade estrangeira e a deparasse no estado em que Lisboa se encontra, garanto que fugia de lá logo que pudesse e nunca mais lá punha os pés.

Livra!

Anónimo disse...

Quase um ano depois e tudo continua na mesma, com duas diferenças apenas: o Jardim Constantino encontra-se encerrado e com as obras paradas há vários meses; as mantas e porcaria diversa estão agora foram do jardim mas nas suas imediações! Ninguém informa sobre o que se passa, nem sobre quando vão fazer seja o que for. As crianças desesperam pelo parque infantil e as famílias por um espaço verde de qualidade numa zona onde eles escasseiam! É assim que se pretende atrair a população para residir na cidade de Lisboa?