sexta-feira, agosto 28, 2009

Apontamentos de Lisboa

ONTEM, um amigo meu, pessoa com mais de 80 anos e que já vai tendo as dificuldades de locomoção próprias da idade, contou-me cenas de pesadelo (incluindo quedas) relacionadas com as recorrentes paragens das escadas-rolantes do metro, no Rato - a estação que ele usa quase todos os dias.

As que aqui se vêem são da Baixa-Chiado (saída para a Rua do Crucifixo) e, ultimamente, tenho-as encontrado assim (com o 1.º troço de subida parado)
todas as manhãs. Como incentivo aos transportes públicos, não sei o que diga; mas como imagem da resignação do Zé (os utentes nem protestam!), não é má de todo.

NOTA: Quando falo das pequenas-coisas que - estupidamente - infernizam a vida dos lisboetas, é a coisas como esta que me refiro.

6 comentários:

Anónimo disse...

E, ou muito me engano, ou esteve previsto um ascensor até à superfície na estação do Metro do Rato...

Esteve, digo bem.

Carlos Medina Ribeiro disse...

A estação do Rato tem 2 entradas:

Uma junto à capela, e outra junto ao chafariz.

Estão em lados opostos do Largo, e só uma delas tem ascensor (a 1ª, salvo erro).

Anónimo disse...

Será talvez isso.

Lembro-me porque há uns 3 anos andei com um pé «torcido» e o único ascensor que me recordo de ter encontrado nessa estação (eu entrava ou saía sempre junto ao chafariz) era entre o piso da bilheteira e o da linha do comboio...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Até pode suceder que as escadas estejam em reparação ou manutenção.
Se é o caso, um aviso (ou um pedido de desculpas pelo incómodo) seria "simpático"...

Anónimo disse...

Salvo melhor opinião, parece-me que quando as escadas rolantes estivessem em manutenção, em estações, como essas, onde os lanços de escadas são de respeito, não só um aviso mas a indicação de outro acesso com os acessos operacionais se impunha.

Eu ainda não cheguei aos 80 mas imagino sem esforço o que será subir (ou mesmo descer) lanços de escadas dessa envergadura por pessoas de idade, ou que levem crianças de colo, ou transportem um objecto pesado, por exemplo.

E já nem falo das senhoras com saltos stiletto...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Sim.

Há a ideia de que, se for a descer, não é muito grave.
Embora, de facto, o esforço físico pedido seja menor, as consequências de um trambolhão "por ali abaixo" podem ser graves.