segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Muitos anos e 100 mil euros depois, a fonte da Praça do Império volta à vida


"A fonte luminosa da Praça do Império, em Lisboa, voltou a funcionar no sábado ao som de música clássica e com efeitos de luz coloridos. Depois de vários anos parada, é agora automática e ambientalmente sustentável.

Com uma "poupança de 40 por cento da energia consumida" e a água utilizada "integralmente reciclada", as obras de requalificação da fonte promovidas pela Câmara de Lisboa, no valor de 100 mil euros, permitiram ainda que tenha passado a funcionar de forma totalmente automática. "Até agora era um trabalho muito duro, de dois homens", que manipulavam no subsolo o engenho que provocava a mudança de cores e efeitos da água da fonte, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, citado pela agência Lusa. As obras de que a fonte foi alvo em 2004 haviam mantido o funcionamento manual.

Quanto à selecção musical, será "variada", mas sempre da música clássica, combinando som e luz, em coreografias aquáticas que produzem "120 efeitos diferentes". Situado em Belém, em frente ao mosteiro dos Jerónimos, o jardim da Praça do Império foi construído para a Exposição do Mundo Português em 1940, a partir de um projecto de Conttineli Telmo e com trabalhos de jardinagem de Gomes Amorim. "

Sem comentários: