UM LEITOR português, actualmente a residir na Alemanha, dá um interessante contributo para este assunto, mostrando como já está tudo inventado:
«Para os ligeiros, não há portagens em nenhuma autoestrada alemã. Os pesados (exceptuam-se os autocarros) precisam de pagar, desde 1 Jan 09, uma taxa de circulação por km - ver [aqui] ou [aqui]. O essencial, em português, pode ser lido [aqui].
O financiamento das estradas vem especialmente do financiamento do imposto de circulação. P. ex., um Ford Focus 1.6 Diesel paga 247 Euros por ano»
«Para os ligeiros, não há portagens em nenhuma autoestrada alemã. Os pesados (exceptuam-se os autocarros) precisam de pagar, desde 1 Jan 09, uma taxa de circulação por km - ver [aqui] ou [aqui]. O essencial, em português, pode ser lido [aqui].
O financiamento das estradas vem especialmente do financiamento do imposto de circulação. P. ex., um Ford Focus 1.6 Diesel paga 247 Euros por ano»
4 comentários:
Salvo melhor opinião, também não me parece muito justa a solução.
Se quem é grande utilizador da AE paga o mesmo selo de quem praticamente nunca lá anda...
Pois... Mas, pelo que vi quando trabalhei na Alemanha, toda a gente que tem carro acaba por andar em autoestradas (mesmo que não queira!) pois, já em 1989, eram 5000 km!
Lisboa é a região da União Europeia com maior densidade de Autoestradas por km2.
E em Portugal também o imposto unico é bastante mais elevado que antigamente (v. http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/tabela-imposto-unico-circulacao-iuc-2010/ ).
Óptimo. Quando utilizador for pagador for instituído em 1 de Agosto já sei me baixam o imposto de circulação.
Cumpts.
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