sexta-feira, janeiro 23, 2009

Visite as OGME que o Governo quer destruir por causa do Novo Museu dos Coches




Exemplar de Arquitectura Industrial (séc.XIX-Séc.XX), já raro em Lisboa (uma vez que Alcântara foi dizimada pela própria CML no que toca ao património arqueológico industrial) as antigas instalações das Oficinas Gerais de Material de Engenharia são hoje ocupadas por serviços do Instituto Português de Arqueologia, contando não só com um valiosíssimo espólio de peças adquirido pelo Estado (em vias de ser 'distribuído' por várias unidades museológicas do país), como uma vasta biblioteca sem destino traçado.

A pressa em demolir estes pavilhões do princípio do séc.XX é tanta que os atropelos são muitos. Por exemplo, esquece-se o Governo, esquece-se a CML das recomendações ao tempo do protocolo celebrado entre o Ministério da Defesa e a Sec. Estado da Cultura, em 1997, quando se pretendia levar os coches para as OGME (e não se falava de demolição!), recomendações essas em prol da conservação dos pavilhões pela sua valia em termos de arqueologia industrial.

Esquecem-se do equilíbrio urbanístico que o edifício projectado para o novo museu dos coches implicará na zona, em termos estéticos, volumétricos e tráfego. Em termos de violação do perímetro de protecção do Palácio de Belém. Esquecem-se que a Casa de Bragança muito dificilmente abdicará da sua colecção de coches em Vila Viçosa. Esquecem-se que há inúmeros pareceres técnicos que inviabilizam a instalação do picadeiro real no espaço do actual Museu dos Coches e que, portanto, este belíssimo e histórico local se arrisca a servir de salão de festas e banquetes oficiais. Esquecem-se que, no presente momento, em São Petersburgo se está a colocar a colecção de coches no antigo picadeiro real e em Lisboa quer-se fazer exactamente o contrário: colocar coches em salões brancos, esterilizados, mais próprios de Brasília do que de uma zona como Belém.

Vem aí o Novo Museu dos Coches. Exprima-se! Não fique quedo e mudo quando lhe destroem o pouco património existente! Visite as OGME:

http://www.youtube.com/watch?v=ahSS9Vt2qU0

5 comentários:

Anónimo disse...

Tudo parece uma aberração neste triste assunto. Mas o que é certo é que tudo avança e acho mesmo que somos impotentes para travar seja o que for que esses senhores querem fazer. Absolutamente lamentável!
M.J.

carlos filipe disse...

Desde o tempo do Ministro Carrilho, me indigno com esta ideia de centralização do espaço museológico em Lisboa. Srs. politicos tenham coragem não embarquem em soluções mal explicadas, sejam coerentes se defendem a descentralização cultural aquim tem um bom exemplo.
Sou defensor do Museu dos Coches em Vila Viçosa (Alentejo).

Anónimo disse...

Acabar o Palácio da Ajuda seria uma melhor solução.
Alguem quer dar opinião sobre isso?

Anónimo disse...

Nao entendo a preocupacao agora..... AS OGME estiveram a laborar ali cerca de 50 anos + ou - ninguem se preocupou com as condicoes de trabalho de 300 ou 400 funcionarios que ainda hoje lutam por UMA defenição... agora que depois de deslocalizados e sendo estes cerca de uma centena .. ha imessa gente preocupada com o museu... para que outra "coisa serviria o espaço tao CUBIÇADO..??

joao dourado santos disse...

onde e que esta o abaixo assinado ? e porque e que não há uma consulta publica e uma sessão de esclarecimento? será que a única maneira de se fazer valer ou ouvir a uma opinião é encontrar um ministro e desatar a dar-lhe chapadas? quanto tempo de cadeia e que hoje em dia se cobra pelo uso das vias de facto? usadas num politico, quero dizer!
há uma peça de teatro que se chama :"num pais onde não defendem os meus direitos eu não quero viver!". gosto mais do meu pais que qualquer politico que ande para ai!
como e que se acaba com a impunidade destas bestas?