quinta-feira, outubro 15, 2009

A Sangue frio

Sobre o Terreiro do Paço, aqui fica um belo texto de Fonseca e Costa:

Sou completamente avesso a intervenções de arquitectos que desfigurem obra patrimonial de grandes construtores do passado - como é o caso da Praça do Comércio, obra genial de um dos mais maiores arquitectos de Lisboa.

Imagine-se que passava pela cabeça de um pintor contemporâneo propor uma intervenção que tornasse mais "modernas" AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO, ou pela de um cineasta minimalista cortar dois planos e introduzir um feito agora num filme do Chaplin ou do Hitchcock. NINGUÉM DE BOM SENSO ESTARIA DE ACORDO.

Porquê então haver quem pense que é legítimo amputar, remodelar, alterar o que tão rigorosamente foi planeado e construído por um grande arquitecto, autor de uma das mais belas Praças do mundo ?

Acabe-se de vez com a sanha interventora dos senhores arquitectos.

Mexer na Praça do Comércio é não entender a lógica da sua colocação naquele exacto ponto da Baixa Pombalina, onde de Norte se sai pelo rio para sul ou daqui se chega a Lisboa e, pelos flancos, se liga o Oriente a Ocidente.

A Praça do Comércio abre e liga Lisboa a novos Mundos.

Os arquitectos contemporâneos que intervenham naquilo que andam fazendo.

Já se esqueceram da vergonha que foi a destruição do Eden Teatro, dessoutro grande arquitecto de Lisboa que foi Cassiano Branco ?

Aprendam a descobrir Lisboa e a luz vinda do rio-mar em que se envolve, esse Rio Tejo misteriosamente aberto num mar mediterraneo a seus pés, um mar que começa exactamente no mais belo cais com que uma cidade ao mar se possa juntar.

Só que este foi o mar que nos levou a outros mundos e também não se conhece outro cais como o Cais das Colunas - essa nossa "saudade de pedra" cuja configuração ninguém tem o direito de alterar sob pena de estar a apunhalar Lisboa.

A sangue frio.



José Fonseca e Costa

4 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado: há um José Fonseca e Costa, cineasta, que faz (fazia) parte da comissão de honra da candidatura de António Costa.

Será a mesma pessoa?

Anónimo disse...

Já agora, o que pensará esse esclarecido apoiante da Unir Lisboa do novo Museu dos Coches?

P Amorim disse...

Eugénio dos Santos não previu o atravessamento do Terreiro do Paço por automóveis (centenas ou milhares deles).
O texto é demagógico, visto que é preciso distinguir entre obras de arte pura, v. g. As tentações, e obras utilitárias feitas artisticamente.

as disse...

Bom texto, aparte aquilo do «mais maiores». Que pronto. Mas subscrevo as ideias.