terça-feira, dezembro 01, 2009

Pilaretes no enfiamento das passadeiras: um mal menor?

Av. João XXI, junto à Praça do Areeiro
.
Av. João XXI, junto à Rua Wilson
Esta parece ser a única passadeira, desta extensa avenida, que não foi protegida com pilaretes (o que sucedeu de ambos os lados)
.
Av. João XXI, junto à Rua Oliveira Martins
.
HÁ QUEM se queixe que os pilaretes colocados no enfiamento das passadeiras podem ser incómodos para os peões, que neles se podem magoar. Na minha opinião, são um mal menor, comparado com o que "lá aparece" quando não existem.

Parece ser um bom tema para discussão, que aqui se propõe.

Uma 'dica': comparar o estorvo provocado pelos pilaretes da 1ª e da 3ª fotos com o causado pelos mupis, bocas de incêndio, caixas de correio, candeeiros, vasos, buracos não tapados, abrigos da Carris, cadeiras de esplanadas, placards publicitários, parquímetros, caixotes do lixo, caixas da EDP e da TV-Cabo, quiosques, tapumes, tocos de árvores, lixo sortido, caca de cão, canteiros-cratera- já para não falar dos motociclos, carros, carrinhas, jipes, camionetas, autocarros...

(*) - Um conjunto de duas dúzias de fotografias (tiradas recentemente, e todas nesta zona) pode ser visto [aqui].

9 comentários:

Anónimo disse...

Que tal uma foto dos pilaretes em frente à A.R. e que HÁ ANOS estão num estado anedótico?

Carlos Medina Ribeiro disse...

Envie-ma, que eu afixo e divulgo.

Anónimo disse...

Tentarei...

Anónimo disse...

Uma 'dica':

Haverá alguma relação entre a não colocação de pilaretes e os estabelecimentos comerciais beneficiados com essa "falha"?

Anónimo disse...

os pilaretes são a vergonha de uma sociedade que só assim consegue manter livres os espaços dedicados aos peões, gastando dinheiro estúpidamente e enchendo os espaços públicos com esses palitos, bolas e outras porcarias do tipo. uma sociedade sem autoridade nem brio.

Carlos Medina Ribeiro disse...

É verdade.

O problema é que, como se vê, NEM ASSIM!

Anónimo disse...

Repare-se que a foto do meio mostra 2 restaurantes, beneficiados com o "esquecimento" dos pilaretes na passadeira.
Cenas semelhantes passam-se junto ao hotel Roma, ao Frutalmeidas e em mais sítios.

Quanto a mim, a ausência de pilaretes nesses locais não sucede por acaso, até porque se vê que a emel e a pm fazem vista grossa e raramente actuam.

Ed

Carlos Medina Ribeiro disse...

A discussão que eu hoje sugeria não era sobre os pilaretes propriamente ditos (isso seria tema para outro debate).
A minha ideia, hoje, era discutir os pilaretes que se colocam a proteger as passadeiras de peões.

Dito de outra forma:

Porque é que em "certos sítios" (bem nossos conhecidos) esses pilaretes não são postos?

Refiro-me, p. ex., às duas primeiras fotos (das 23 do link)

C. Alexandra disse...

Não sou contra a colocação de pilaretes. Mas preferia que fosse uma solução excepcional e não a regra. Os pilareste, regra geral, tornam a cidade mais "feia". Além de que, à entrada das passagens para peões (onde são necessários) e entre garangens, trazem dificuldades para quem se desloca de cadeira de rodas, embora regra geral facilitem a circulaão destas nosa passeios.

Na minha opinião, a regra devia ser o Estado fazer cumprir as regras que mete no papel. Através da aplicação de coimas e da remoção de veículos dos passeios e outros locais onde estejam simultanemamente em incumprimento e a dificultar a passagem de peões e outros veículos. Preferia essa opção à colocação de pilaretes. Até porque na aplicaçãod e cimas e remoçãod e veículos há uma função educativa, na colocação de pilaretes há uma mera imposição. Também gostaria de ver as autoridades a "dar o exemplo", algo que os pilaretes impossibilitam, uma vez que não permitem uma escolha e respectivos ensinamentos.