terça-feira, junho 15, 2010

As micromaravilhas

Foi bom saber, pelo PÚBLICO de ontem, que Pedro Quartin Graça organizou um site (http://www.7exmaravilhas.net/) em que se pode votar nas nossas maravilhas naturais que foram destruídas ou prejudicadas pela acção humana: as ex-maravilhas. Já foram eleitas três: a Linha do Tua, a Encosta de São Julião e o rio Sabor. Algumas ainda são maravilhas (como o rio Sabor), outras são reversíveis e muitas estão perdidas para sempre. É difícil fazer a distinção mas, sem ela, nada feito. Comecemos pelas mais facilmente salváveis e guardemos as maravilhas perdidas para as nossas próprias saudades.

A atitude nostálgica ("antigamente é que era bonito"), quando se junta à conspirativa ("eles estão a dar cabo de tudo") gera, no português, uma passividade monumental. Cada um de nós deveria deixar de participar em todas as iniciativas benignas que nos aparecem à frente e eleger uma - e só uma - a que possamos dedicar o tempo bastante para fazer uma diferença. A participação, tal como a amizade, não se pode dispersar muito.

Todos os dias tropeçamos em ex-maravilhas que podemos salvar. Eu apanho o lixo das ruas e das praias, por exemplo. Faço as compras nas lojas mais castiças e familiares. Elogio e admiro as pessoas que limpam as ruas e tratam das plantas. Agradeço-lhes. São coisas muito pequenas mas são fáceis de fazer, ficam logo feitas e dão satisfação imediata. São pequenas maravilhas.
Por Miguel Esteves Cardoso

3 comentários:

Anónimo disse...

Já foram eleitas três? Acedendo ao site, não parece que isso corresponda à realidade...

Luisarib disse...

Não foram eleitas três! Foram seleccionadas 13 de entre as candidatas!

Agora está a decorrer nova votação para então escolherem as sete ex maravilhas naturais de Portugal!

Anónimo disse...

Pois acho lamentável que a maior ex-maravilha natural de Portugal que está debaixo do pântano de Alqueva, o fabuloso castelo da Luz, o convento do Alcance (com o da Tomina estrutura única de uma curiosa dissidência religiosa medieval), o espaço que foi a antiga aldeia da Luz, as herdades notáveis, uma natureza sem par, agora submersa e a apodrecer debaixo de água (dado que 20/30 metros não foram...desmatados o que provoca enorme eutrofização e impraticabilidade de qualquer turismo nas margens!), pois seleccionaram-se umas valências relativas (a linha do Tua??? ainda se fosse o vale do mesmo!)e esqueceu-se o fundamental.
António Eloy