terça-feira, junho 30, 2020

Manter o pensamento à temperatura da sua própria destruição, qual fénix para renascer e recriar-se.
Confrontar ideias, ou saber confrontá-las com outras ideias requer leituras e elaboração de pensamento.
Li hoje este simpático livro, leitura em jeito pergunta, bem elaboradas e cultas e resposta, igualmente mas com um buraco no pensamento.
Não perceber o totalitarismo ligado a lógicas religiosas, fundamentalistas ou livrescas, e a destruição do humano nessas, não perceber o direito e a cidadania para todos e tergivesar sobre o as realidades por detrás de conceitos como o sionismo ou o islamismo ( poderia ser, embora esses tenham perdido, de momento o poder, sobre os cristianismos ou até, casos reais o budismo ou o hinduismo) é não analisar no contexto o papel das religiões no amaldiçoamento do nosso mundo (e até o Trumpismo pode ser enquadrado como uma lógica cristã de regresso à política).
Os novos rostos do fascismo é um texto interessante mas que não é capaz de compreender adequadamente o que se passa hoje no mundo (ver o caso da Polónia ou as questões dirimidas no Supremo dos U.S.A. ou o Black Lives Matter).
O tempo passa muito depressa, e este livro, além de ser impossível saber, conhecer tudo e o estudo das lógicas sociais das religiões é é falha neste, que já tem 3 anos....

Sem comentários: