terça-feira, abril 14, 2009

A flor que está sempre virada para onde o sol brilha

In Público (14/4/2009)
Ana Henriques


«Vereador José Sá Fernandes quer plantar campo de girassóis em Campolide


Iniciativa semelhante tem lugar em Oeiras desde 2007, com grande agrado por parte dos habitantes. Em Lisboa, o terreno pode florir já em Julho

O vereador dos Espaços Públicos e dos Espaços Verdes de Lisboa, José Sá Fernandes, está a preparar a plantação de dois hectares de girassóis em Campolide, num terreno abandonado da autarquia conhecido como Quinta José Pinto.

O autarca não quis esclarecer por enquanto em que moldes levará a cabo esta operação, que de resto não é inédita: em 2007 e 2008, a Câmara Municipal de Oeiras também aproveitou o descampado onde vai nascer a segunda fase do Parque dos Poetas para fazer o mesmo. O efeito colorido agradou aos munícipes de Isaltino Morais, até porque se tratava de um terreno rodeado de prédios.
Sá Fernandes apenas adianta que, para haver girassóis em Julho, a sementeira terá de ser feita nesta altura. E que a iniciativa camarária será concretizada em colaboração com uma associação que disponibilizará mão-
-de-obra. Entretanto, o terreno ­­- que se situa no troço da Rua de Campolide mais próximo das Twin Towers e pertence à Empresa Pública de Urbanização de Lisboa - já está a ser limpo, adiantou o autarca. "Também mandei retirar de lá os cartazes publicitários que ali havia, fruto de um acordo das empresas com a EPUL." E irá o campo de girassóis de Campolide ter alguma contrapartida publicitária, como tem acontecido com outras iniciativas de Sá Fernandes? O vereador volta a remeter as respostas para mais tarde. E acaba por dizer que podem até nem ser girassóis - "tem é de se semear alguma coisa ali". Ao lado passa uma das novas ciclovias da cidade.
Na Quinta José Pinto está há muito para nascer uma urbanização. Mas apesar de os 200 fogos para ali previstos nunca terem visto a luz do dia, a Câmara de Lisboa entregou 9,9 milhões ao Sporting por conta da sua construção e comercialização.
Trata-se de uma zona degradada que aguarda há dois anos decisão do Governo para se tornar área crítica de recuperação e reconversão urbanística, para a qual está em curso a elaboração de um plano de pormenor.
Em Oeiras, o campo de girassóis - que este ano surgirá outra vez - foi elevado pela câmara local à categoria de obra de land art.
"A sementeira de girassóis possi-
bilita a ideia de explosão, de cor, mo-
vimento, vida... arte", refere uma brochura da autarquia, que explica o conceito que tem presidido à transformação anual do terreno. "O recurso a uma iluminação rasante (...) potencia a expressão que a intervenção pode transmitir mesmo durante o período da noite." O sucesso do campo de girassóis foi tal que há já mesmo quem pergunte se não será possível manter as flores quando aqui nascer a segunda fase do Parque dos Poetas.
E nem só de beleza vive a iniciativa. Em 2007, a Câmara de Oeiras apanhou a semente e entregou-a a uma fábrica de biocombustível. Em 2008, os propósitos ambientais saíram gorados: os pássaros adiantaram-se e comeram as sementes. »

Uma boa iniciativa. E apropriada.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Verdade do Movimento Nacionalista
http://nacionalistascontraadelinquencia.blogspot.com

Anónimo disse...

O Sá Fernandes é que me saíu uma rica flor virada para onde o sol brilha...

Anónimo disse...

GiraZé faz falta...