quinta-feira, outubro 15, 2009

Abaixo com o ex-DIAP da R. Gomes Freire!


Chegado por e-mail:


Bom dia a todos,

Há já muito tempo que sigo os vossos blogs, e apesar de nem sempre concordar com as opiniões que expressam, considero que ocupam um papel importantíssimo e insubstituível de divulgação de assuntos fundamentais para a cidade de Lisboa. Os meus muito sinceros parabéns pelo vosso trabalho, e pela perseverança e dedicação com que o fazem.

Com base nisto, resolvi enviar-vos este e-mail com uma ideia: porque não lançam uma campanha para requalificar/demolir o prédio do antigo DIAP (prédio à esquerda na foto em anexo)?

Este edifício está totalmente desintegrado da malha urbana em que se insere, e que se encontra relativamente preservada. Tem o dobro da altura dos edifícios que o rodeiam, e a sua arquitectura, além de ter uma qualidade, a meu ver, mais do que duvidosa, é muito agressiva. Tanto quanto sei, o edifício ficou vazio aquando da saída das instalações do DIAP para o novo Campus da Justiça no Parque das Nações, pelo que esta me parece a altura apropriada para debater o seu futuro. E já agora permitam-me uma pequena "farpa": em vez de tanta energia gasta na polémica em torno do que fazer com o Tribunal da Boa-Hora, seria a meu ver muito mais proveitoso, do ponto de vista urbanístico, empenharmo-nos em fazer desaparecer este mamarracho da cidade.

Espero que este meu repto tenha um bom acolhimento junto de (pelo menos alguns) de vós.

Com os melhores cumprimentos,
Luis N. Filipe
LISBOA / PORTUGAL

3 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Ui..
edificíos estatais totalmente desenquadrados da envolvente é o que mais existe por aí. Ministério do Trabalho na Pr. Londres, etc.

Anónimo disse...

Não ia haver caterpillars que chegassem...

Pedido completamente irrealista: o Estado, se puder vender aquilo, é o que fará.

Anónimo disse...

Pedido totalmente justificável e realista. Observem o impacto negativo do edifício não só nesta rua mas nas vistas de outras áreas da cidade. Percebam o potencial da área para melhorar a sua qualidade urbana, assente em grande parte, na elevada qualidade arquitectónica DE CONJUNTO. Investiguem as luvas e os jogos baixos que permitiram, da parte dos organismos responsáveis (nomeadamente ex IPPC), autorizar o dito aborto.