quinta-feira, julho 01, 2010

Barómetro da mobilidade Julho 2010

NEGATIVO
Semáforos
Os botões dos semáforos da cidade continuam a assustar os lisboetas. Praticamente ninguém toca nos botões para pedir o verde para peões, desde a morte trágica de um rapaz no Campo Grande. E ninguém sabe se os botões estão a funcionar porque os semáforos não incluem um simples mecanismo de feedback que informe as pessoas de que devem aguardar pela mudança do sinal. A CML tem a obrigação urgente de mudar este estado de coisas. Seria bom ver o presidente da CML a tocar num botão e transmitir um mínimo de confiança no sistema aos cidadãos.
.
POSITIVO
Transportes públicos
Podiam ser melhores, mas a verdade é que os transportes públicos urbanos funcionam relativamente bem em Lisboa. Pena é que eles não sejam suficientemente utilizados. Enquanto os estacionamentos à entrada da cidade não foram realmente dissuasores, e enquanto a CML não alargar as vias BUS, não haverá infelizmente transferências significativas do transporte privado para o transporte público.

Parceria Jornal de Lisboa e ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados) por Manuel João Ramos
EDIÇÃO EM PDF
do número de Julho 2010

JdL#30
JdL#30.pdf
Hosted by eSnips

2 comentários:

Anónimo disse...

Haverá transferência quando um percurso entre a Graça e o Restelo em transportes públicos demorar pouco mais que os 30 minutos em transporte privado e não uma hora e meia. Haverá transferência quando ir de Belém ao Campo Grande demorar pelo menos o mesmo tempo que ir de Odivelas à Baixa de metro.
E não me parece que haja vias BUS que valham se cada autocarro parar a cada 300m.

Anónimo disse...

Quanto às vias BUS, está a decorrer uma petição para as aumentar: http://peticaopublica.com/?pi=BUS2010

Mas concordo que temos uma quantidade excessiva de paragens... é o eterno problema: poucas paragens, e as pessoas reclamam que têm de andar muito; muitas paragens e reclamam que os transportes são lentos. Como já disse, prefiro andar mais e ter carreiras mais rápidas. (além disso, andar faz bem à saúde!)