quinta-feira, abril 19, 2007

Convento da Boa-Hora ou ...

... Tribunal da Boa-Hora



O convento foi fundado em 1633 por D. Luís de Castro do Rio, mecenas, no antigo sítio conhecido por Pátio das Comédias contíguo ao Palácio do Conde de Barbacena.

Por volta de 1630 albergaram-se 13 padres dominicanos irlandeses até serem transferidos para uma nova casa no Corpo Santo em 1659.
O convento foi então cedido aos irmãos Oratonianos da Congregação de S. Filipe de Néri que aí permaneceram até 1677.

Após essa data transferiram-se para o Convento da Boa Hora os Reverendos Agostinhos Descalços, que entraram em Portugal sob a protecção da rainha D. Luísa de Gusmão.
Com o terramoto de 1755, ficou o edifício muito danificado sofrendo uma reconstrução posterior. Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, o convento serviu de quartel do 1º Batalhão dos Voluntários do Comércio, passando para a posse da então chamada Guarda Nacional de Lisboa e por fim a Tribunal, na dependência do Ministério da Justiça.

Localização
Calçada de São Francisco nº 39, Largo da Boa Hora nº 1, Rua Nova do Almada nº 17-45

Data
Séc.XVIII

- Revelar Lisboa

2 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Deve tratar-se de um belíssimo convento, o que resta dele, quero eu dizer. Vamos a ver se vai ou não para hotel. Sinceramente, achava que seria uma mais-valia para a zona se o fosse, mas depois de ver que o Hotel do Chiado (por cima dos antigos Armazéns) está a perder rapidamente o "brilho", fico com a impressão que deve é ficar como é: tribunal.

MP disse...

É um imóvel impressionante; apesar de nele estar instalado um "Tribunal Criminal", ainda assim consegue-se "respirar um ar de placidez" (parece estranho, mas assim é!). Tem um pátio interior que apela à reflexão, e painéis de azulejos de um valor ..., estão algo negligenciados!

Não sei se um hotel de charme seria a melhor escolha, mas por certo apela a um local de reflexão e de paz, nem sempre concentâneo com uma 'Domus Iustitiae' ...!