terça-feira, abril 10, 2007

Receita para contornar PDM:

Se tiver um jardinzinho, logradouro ou quintal e quiser alargar a sua casa por ele adentro, e o "malandro" do PDM não lho permite, porque o projecto cai fora da excepção dos 20% de área onde é permitido construir (para estacionamento, diga-se), então, a melhor maneira de contornar esse plano usurpador da iniciativa privada é:

Contrate um arquitecto de renome, de preferência alguém já jubilado. Seguidamente, com meio-projecto já feito envie-o à respectiva autarquia que, enfeitiçada pelo nome se tornará deslumbrada e gostosa do mono, não hesitando a piruetas processuais. Seguidamente, o mesmo ganhará honras de "plano de pormenor em regime simplificado", com direito a chancela camarária e lista de subscritores desta mesma. Meio caminho está ganho. A partir daqui é sempre a subir, via CCDR respectiva e governo, que o assinarão de cruz, sem hesitar na maior parte dos casos. Eureka!

Caso isto não funcione, é só esperar por um novo PDM, o qual, dado o pouco que ainda há para preservar, será certamente obstáculo sempre menor que o em vigor.

3 comentários:

Mário Lima disse...

Uma boa dica.
Só que contratar um arquitecto de renome,fica caro.
Faz-me lembrar aqui a uns anos atrás, quando tive um problema judicial, outro advogado para reclamar a sentença, levava mais do que a indemnização que ia receber.
Saudações.
amil

Anónimo disse...

Agora o responsável pelo PDM é o vereador Prôa. Veremos...

Anónimo disse...

(...) pelo nome, até deveríamos ficar entusiasmados, seria mesmo para se avançar...em frente, mas, e conforme nos diz a experiência, dos navegadores, deveria ser pela esquerda(?) por Bombordo ;)

AB