domingo, abril 29, 2007

Espaços com verde: Ainda o Campo Pequeno


O José Carlos Mendes e o Paulo Ferrero recordam as árvores arrancadas no Campo Pequeno, onde se deixou de sentir os "leaping greenly spirits of trees" (1).
Pouco a pouco, como uma fatalidade, vamos deixando uma cidade sem sossego, mal pacificada com quem nela vive e trabalha, agressiva, sem a sabedoria e o barulho das árvores "as it grows wiser and older".
Não é uma questão de poesia ou será que não aprendemos nada? Tal como as árvores, é uma questão de sabedoria.

(1)"i thank You God for most this amazing
day:for the leaping greenly spirits of trees"

e. e. cummings
.
Fotografia: Setembro 2006, jardim no centro de Dublin
.

NOTA:

Segundo um artigo do JN de 16-5-06 : " segundo o vereador, a remoção das 60 árvores danificadas (na sua maioria nas raízes e copas) será compensada com a plantação de 140 novas unidades. O projecto inclui também o redesenho dos caminhos pedonais e dos canteiros, cujo número será reduzido mas a dimensão aumentada. Os caminhos serão cobertos com um novo material e será instalado um sistema de drenagem e de rega automática, actualmente inexistente. O projecto inclui também a colocação de cerca de 125 bancos, 25 papeleiras, 125 candeeiros e dois bebedouros, bem como a recuperação dos sanitários públicos existentes. Outra das intervenções é a requalificação do parque infantil existente na zona norte da praça. O novo parque será vocacionado para crianças dos 2 aos 14 anos, com novos brinquedos distribuídos por espaços distintos consoante as idades para que estão vocacionados. Segundo o vereador, está também prevista a requalificação do campo de jogos existente no jardim, mas essa intervenção será custeada pela autarquia e ainda não tem data para avançar."

Pergunto: além da remoção das árvores, quantas destas obras já existem?

(Maria Isabel Goulão)

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas..... MissPearls! não engane a gente assim. Quando vi a foto, pensei.....não (re)conheço este jardim...tão bem tratado. Pensei... em que canto de Lisboa é que esconderam esta pérola....chapéu!

JA

Maria Lua disse...

http://mariapudim.blogspot.com/2007/05/jardim-do-campo-pequeno-cmara-municipal.html