sexta-feira, janeiro 26, 2007

As minhas 7 maravilhas de Lisboa #6

«Este projecto desenvolveu-se sobre o Presépio em terracota policromada, atribuído a Machado de Castro (c. 1782/83), que se encontra na Basílica da Estrela (Convento do Sagrado Coração de Jesus), em Lisboa, na sacristia lateral do lado da epístola.

Trata-se de uma obra de referência nacional, do século XVIII. Dos inúmeros núcleos conhecidos, este é o mais monumental (5,0 metros de frente X 4,0 metros de altura X 3,5 metros de profundidade) e dos poucos que ainda se encontra montado na estrutura em madeira e cortiça. Tem um total aproximado de 500 figuras. Encontra-se dentro de um camarim fechado com portas de vidro, permitindo uma observação de 270º.

Tal como nos outros presépios barrocos, encontram-se representados seis momentos fundamentais: a Natividade, como cena central, com uma estrutura arquitectónica com anjos suspensos, e composta pela Sagrada Família, a vaca e o burro; a Adoração dos Reis Magos, com os respectivos cavalos e estribeiros; a Adoração dos Pastores e Populares, com as várias figuras típicas; o Cortejo Régio, na parte superior; a Anunciação aos Pastores (à esquerda do observador), e a Matança dos Inocentes (à direita do observador). O restante espaço é preenchido com figuras do povo e cenas do quotidiano. Suspensas, cinco nuvens com anjos, querubins e putti.
(...)»

(in Instituto Português de Conservação e Restauro)

Sem comentários: