quarta-feira, agosto 20, 2008

No reino do absurdo - XIII


Rua Cecílio de Sousa, ao Príncipe Real

EM TEMPOS não muito recuados, estas buganvílias cobriam completamente estas paredes. Vinha gente de longe para as admirar e fotografar.

Recentemente, uma 'alma caridosa' fez-lhes o que as fotos documentam. Parece que as cortaram para pintar a parede...
Agora, para treparem, as pobres têm apenas uns aramitos baixos (só do lado esquerdo e só até meia altura!) e é se querem! Quanto à porta grafitada... não preocupa ninguém - se calhar até é arte urbana.
.
Actualização (20 Jul 09): faz 11 meses que este par de fotos aqui foi afixado. Como se pode ver [aqui], a única coisa que, entretanto, sucedeu, foi a limpeza da porta.
É por estas e por outras (neste caso, bastavam uns pregos e uns metros de arame!) que eu refiro, com frequência, a total insensibilidade de certos autarcas - algo que, como se sabe, não preocupa a maioria dos eleitores, que votam em função das preferências partidárias, pouco lhes importando o que fazem (ou deixam de fazer) os eleitos a quem pagam o ordenado.

4 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Ainda há mais umas quantas fotos algumas tiradas hoje mesmo), mas acho que o melhor, para já, é ficar por aqui!

Anónimo disse...

Bem....creio que essas paredes foram pintadas....e isso seria missão impossível, sem retirar a vegetação....

JA

Anónimo disse...

"Bem....creio que essas paredes foram pintadas....e isso seria missão impossível, sem retirar a vegetação...."

Pois. Mas pintá-las, destruindo as buganvílias, é, pelo menos, um disparate de especial insensatez (embora não surpreenda numa cidade - num país - que, com a excepção de ocasionais momentos de demagogia, vota ao abandono, se não mesmo à mais indisfarçada hostilidade, os "espaços verdes").

A menos que o muro ameaçasse ruína e tenha sido objecto de trabalho bem mais profundo do que simples pintura.

Quanto ao grafitti, consta que sim: que é "arte" urbana. Quem a ele se dedica, não faz ideia do que seja arte; muito menos nutre o menor respeito pela ideia de propriedade alheia.

Mas é muito mais fácil (a quem manda) legitimar, nem que seja por omissão, do que reprimir. E muito mais fácil ainda do que educar.

Educar, então, é terrível: demora gerações, não dá votos... Uma maçada.

Costa

Carlos Medina Ribeiro disse...

O curioso é que se trata da zona do Bairro Alto, onde as paredes, devido à impunidade dos grafiteiros, estão no estado vergonhoso que se sabe...

Depois, veja-se os arames que (não) foram postos, o que mostra que quem tratou do assunto não está interessado em que as buganvílias voltem a cobrir o muro.

Quem as conheceu, sabe que eram um espectáculo.
Como disse, vinha gente, de longe, fotografá-las.