terça-feira, abril 24, 2007

Largo do Carmo



Em 1389, Dom Nuno Álvares Pereira, o fidalgo mais abastado de Portugal, compra terrenos à família Pessanha (antigos grandes proprietários da zona por doação do Rei D. Dinis), e aos frades do Convento da Trindade, para aqui construir o Convento que dá nome ao largo.

No século XVI já esta zona está urbanizada em torno dos dois conventos: da Trindade e do Carmo.

O Convento do Carmo é um exemplo da imagem da destruição causada pelo Terramoto de 1755.

Neste largo destacam-se:

- o antigo palácio do conde de Valadares. Por aqui passaram várias instituições, como por exemplo: o Clube Lisbonense (1834 a 1880), local de diversão frequentado pela “fina flôr” de Lisboa, o Liceu Nacional, o Liceu do Carmo, a Escola Veiga Beirão e é hoje a Escola E. B. 2. 3. Fernão Lopes;

- o Pátio onde desemboca, desde Junho de 1902, a ponte metálica do ascensor da travessa de Santa Justa para o largo do Carmo;

- o quartel, que mais não é do que o convento convertido em abrigo militar, em 1834;

- no centro está o chafariz que data de 1796, integrado na obra do Aqueduto das Águas Livres. Quatro colunas, coroadas de cúpula, é recoberto por um baldaquino de pedra composto de quatro arcos redondos sobre pilares.

Também neste largo se encontra a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, instalada num vulgar prédio desde 1780. Daqui saía, até 1908, a procissão do Triunfo ou dos Santos Nus.

- Revelar Lisboa