terça-feira, setembro 09, 2008

Costa faz acordo com Roseta

Os vereadores Cidadãos por Lisboa vão colaborar com a minoria socialista. Helena Roseta irá elaborar um plano de habitação e Manuela Júdice será responsável pelos diálogos interculturais. O entendimento, sem mexer com a divisão de pelouros, será anunciado hoje (terça-feira), às 17h30.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, e Helena Roseta, vereadora que lidera os Cidadãos por Lisboa, vão oficializar nesta tarde (terça-feira), às 17h30, um entendimento de colaboração para o resto do mandato. Na conferência de imprensa estará também presente Manuela Júdice, a outra eleita dos Cidadãos por Lisboa.

Ao que o Expresso apurou, não haverá qualquer atribuição de pelouros. As duas vereadoras terão a seu cargo tarefas concretas. Helena Roseta irá elaborar um programa local de habitação. Este - previsto pelo Governo na Estratégia Nacional de habitação - contemplará os prédios devolutos e a habitação social, entre outros pontos.

Já Manuela Júdice ficará com responsabilidades na área da Cultura, pois será incumbida de organizar um evento multicultural (Lisboa, encruzilhada de culturas), a realizar na capital, em 2009.

Na segunda metade do actual mandato da Câmara de Lisboa, iniciado há pouco mais de um ano (com as eleições intercalares de 15 de Julho de 2007), a relação de forças no executivo municipal ganha, assim, nova expressão. A aliança do PS com o Bloco de Esquerda apenas dava a António Costa sete vereadores (contra 10 da oposição). Agora, com os dois eleitos dos Cidadãos por Lisboa, o presidente consegue uma maioria de votos (nove contra oito).

Embora o acordo exclua outras áreas - os Cidadãos por Lisboa salientam que não existirá qualquer obrigação de voto -, Costa estabelece uma aproximação política que poderá ser decisiva para aprovar propostas que de outro modo corriam o risco de ser chumbadas.

2ª Versão:

António Costa anunciou conferência de imprensa para esta tarde
Lisboa: Helena Roseta deverá ser anunciada responsável pela Baixa Pombalina


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, convocou uma conferência de imprensa para as 17h00 de hoje sem avançar o tema. No entanto, o PÚBLICO soube que Helena Roseta, vereadora e líder do movimento cívico Cidadãos por Lisboa, estará presente no encontro onde deverá ser anunciado que ficará responsável pela pasta da Baixa Pombalina.

Recorde-se que Helena Roseta não tem nenhum pelouro, apesar de ter estado sempre ligada aos projectos para o centro histórico. A número dois de Roseta, Manuela Júdice, deverá assumir a pasta das Relações Interculturais da autarquia.

O antigo braço direito da cabeça no movimento “Cidadãos por Lisboa”, o ex-vereador Manuel João Ramos, explicou ontem a sua saída após dez meses na autarquia. Em entrevista ao “Correio da Manhã”, o responsável admitiu que “há uma grande proximidade entre os grupos financeiros e os partidos, uma aproximação que não é inócua nem casual".

O ex-vereador, que concorreu ao município na lista independente Cidadãos por Lisboa, denuncia as "dezenas de propostas aprovadas que nunca foram postas em prática" e garante ainda que há "total disfuncionalidade e desresponsabilização dos serviços" camarários e até "falta de orientação política".

Manuel João Ramos adianta ainda que a corrupção detectada a partir da sindicância aos serviços do Urbanismo é apenas "a ponta do icebergue" e que não se limita àquele serviço. Da relação com António Costa, tida como turbulenta, diz: "Tivemos as nossas discussões mas assisti a tiradas tão ou mais violentas com Fernando Negrão (PSD) e Ruben de Carvalho (PCP)". Manuel João Ramos acusa, também, o autarca de ser “irascível”.

O gabinete de Helena Roseta afirma que estas informações não estarão totalmente correctas mas recusa-se a prestar mais informações, remetendo-as para a conferência de imprensa desta tarde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desde que vi na televisão a sra arquitecta, de boné na cabeça, dando umas pinceladas num edifício devoluto onde instalou a sua sede de campanha, para depois vir declarar que o seu movimento tinha recuperado (!) o edifício, que deixei de acreditar nela.

Além disso, veio repetidamente falar de acupuntura urbana, o que me parece uma ideia extraordinária. Porque não drenagem linfática ou outra coisa qualquer do género?

Anónimo disse...

Não é preciso ser-se nenhum comentador oficial para concluir que o Dr.António Costa está aflito, ou seja, já percebeu que perderá as eleições se o PSD tiver um candidato à altura dos pergaminhos do partido, e não meninos guerreiros, ou, pior, marionetas tontas. E vai ter.
Parvo foi o PS em não ter tido coragem de apoiar a Arq. Helena Roseta na altura própria e ter preferido colocar dois produtos internos brutos na actual vereação. Tivesse-o feito e teria tido uma vitória estrondosa. Agora, é tarde.
Os Cidadãos por Lisboa fazem o que podem, ou seja, produzirem resultados para Lisboa e serem independentes ao mesmo tempo, fazendo a diferença, o que conseguem quando não tentam fazê-lo a todo o custo.
Este acordo pontual é um pau de dois bicos (se bem que dada a competência, obstinação e espontaneidade da Arq. Helena Roseta, é fácil deduzir que será o dossiê habitação a ter resultados para Lisboa) e um rude atestado de incompetência que o Dr. António Costa passa aos seus dois vereadores dos pelouros que agora perdem poderes: Manuel Salgado e Rosalia Vargas, os quais, como se nada fosse, continuam nos seus postos.