Duas zonas da Av. de Roma
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MUITAS VEZES, quando se referem os inconvenientes dos pilaretes destinados a impedir o estacionamento em cima dos passeios, parte-se do princípio de que «o ideal seria que os automobilistas não colocassem lá os carros» - o que é uma GRANDE verdade.
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Não sendo previsível que isso suceda por livre iniciativa dos intervenientes, aceita-se (ou exige-se) que, pelo menos, «quem tem poder para os punir actue!» - o que também é uma GRANDE verdade. E essa punição, pela própria filosofia com que foi concebida, deve ser desencorajadora de facto das infracções, quer pelo seu valor (pecuniário ou outro - como bloqueio, reboque, anotação no cadastro), quer pela probabilidade expectável da sua aplicação - sendo mais importante este último aspecto, como se sabe.
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Mas, enquanto Lisboa não adere ao mundo ideal (e ele existe?) proponho que façamos como um velho amigo meu: «Não sei se está bem ou se está mal. A minha opinião vai depender dos resultados...».
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Mas, enquanto Lisboa não adere ao mundo ideal (e ele existe?) proponho que façamos como um velho amigo meu: «Não sei se está bem ou se está mal. A minha opinião vai depender dos resultados...».
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Ou seja: sendo eu uma das muitas vítimas da situação que se documenta na foto de cima (moro no prédio de esquina há dezenas de anos), muito agradeço que a CML meta lá um ou dois pilaretes (que eu mesmo ajudarei a montar, se for necessário...). Depois, se o resultado for uma situação pior do que a actual (supondo que isso é possível...), igualmente me ofereço para os ir retirar.
5 comentários:
Também acho, embora a colocação de pilaretes em certos passeios estreitos atrapalhe e muito os peões.
Tudo depende das zonas (e do seu historial de infracções) e do que chama "passeio estreito".
Imagine-se um passeio com 1 metro de largura, e onde a prática mostre que é preciso optar entre pilaretes que ocupem 25cm (e só de 2 em 2 metros) ou carros que ocupem 50cm (ou mais) e a todo o comprimento da rua.
Tenho inúmeras fotos que documentam o que digo, mas não quero atafulhar o blogue.
Nós não precisamos de pilaretes, precisamos de árvores. As árvores servem para separar o trânsito pedonal do automobilístico e absorvem o CO2 que este emite, valorizando os terrenos adjacentes.
Se não houver repressão policial, há o perigo de a situação piorar. Levo mais 10/15 minutos a chegar ao emprego desde que colocaram pilaretes na Estrada da Luz e os senhores que estacionavam em cima do passeio passaram a ocupar uma faixa de rodagem!
Passei ontem algm tempo a fotografar exemplos de ruas e situações diversas (com e sem pilaretes), no Campo Pequeno, Av. da República, Fontes Pereira de Melo, Restauradores, Av. de Roma e Av. da República.
Conto poder, em breve, afixá-las.
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