terça-feira, setembro 02, 2008

Petição 'Para quê um novo Museu dos Coches?'

Pode parecer petição a mais mas não é. É que se há tema que merece petição é este. Porquê?

Porque nunca chegou a haver qualquer debate sobre a necessidade em se fazer um novo museu dos coches, havendo, como há uma rede de museus e de palácios nacionais em estado calamitoso (e se há museu a precisar ser feito de raíz, é o de Arte Antiga...). Mais factos consumados, não, obrigado.

Porque se está a esconder deliberadamente uma série de pareceres, de finais de 90, de instituições como o Instituto de José de Figueiredo, LNEC, Museu Nacional dos Coches, Instituto Português dos Museus e Istituto Centrale per il Restauro, do Ministero per I Beni Culturali e Ambientali, de Roma, que dizem claramente NÃO ao regresso do picadeiro e da escola equestre ao edifício do actual museu. (razões aqui). Daí não aceitarmos o silêncio comprometedor do MC.

E porque sobre o projecto do novo museu há muita coisa a explicar (ver em baixo imagem editada).




Por isso a petição 'Para quê um novo museu dos coches?'. Assine-a e divulgue-a, S.F.F., está a fazer um favor à nação!

4 comentários:

Frederico Mota disse...

So hoje vi esta "petiçao", por ter visto tambem no sapo que as demoliçao do edificio onde vai ser intalado de futuro o Novo Museu dos Coches foi interrompida.
Gostava que soubesse que ha alguns anos criou-se a Escola Portuguesa de Arte Equestre, uma Escola de.. Alta Escola. Acontece que nos, em Portugal nao temos nenhum picadeiro de grandeza suficiente para albergar uma tal escola, tal como existe em Espanha ou na Austria. Acontece tambem que o local onde existe o maior e melhor espolio de carros de cavalos, é um Picadeiro, de uma beleza e grandiosidade imensas, capaz de rivalizar com qualquer outro por essa Europa fora. O Museu em si, nao passa de um monte de belissimos carros, encafuados num belissimo edificio. Deixe que as coisas evoluam, e que se comece tambem por ali. O MNAA, como sabe e de muito maior dimensao, pelo que a construçao de um novo edificio, ou o restauro do actual (Palacio dos Marqueses de Pombal) é muito, mas muito mais caro. Ja que somos um pais periferico, e se tem de e fazer alguma coisa, que se faça uma bem feita, em vez de uma a meio ou mal feita por falta de orçamento!

Nuno Castelo-Branco disse...

De acordo. Faça-se e reorganize-se o Museu dos Coches, apresentando a colecção tal como ela deve ser vista. Com exposições complementares - vestuário de época, uniformes, simbolos da realeza, o processo de construção das carruagens, etc -, não se limitará a uma mera exibição de carros antigos.

Anónimo disse...

Porquê negar a novidade. Porquê achar que só o antigo é que é bom. Nós que vivemos num país e que somos os primeiros a valorizar o que os outros têm e a dizer mal do que temos. Deixemos que o nosso pais seja tambem um polo de inovação. E porquê manter os coches "encafoados" num museu pequeno, se lhes podemos dar um espaço digno de serem vistos?!

Anónimo disse...

Os portugueses continuam sendo uma tristeza, tudo o que seja para inovar aparece logo gente para combater. Se tudo o que se contesta neste país não fosse para a frente, por certo estariamos vivendo no século XXIX ainda por longos anos. Tudo o que seja para inovar deve ir em frente. No entanto também devemos olhar para os nossos monumentos degradados, não deixá-los no esquecimento. Façamos desta pequena nação um jardim á beira mar plantado.