sexta-feira, setembro 26, 2008

Picadeiro no Museu dos Coches, NÃO. Porquê? Porque (4)



1 comentário:

Julio Amorim disse...

Primeiro uma pequena nota à parte:

Exma., Senhora, Dra., Digníssima, Directora......5 títulos para 4 nomes!!!? Portugal ficou definitivamente por o séc. XIX.
O nosso atraso confirma-se em muitas frontes.

Quanto ao parecer de Ana Isabel Seruya, apenas se pronuncia contra um possível "projecto de climatização apresentado" (caro, desnecessário, pode não funcionar etc.) A Sra. tem muita razão em algumas passagens técnicas mas, esta aqui, confundiu-me um pouco:

"É muito difícil climatizar adequadamente um edifício com aquelas dimensões" (referindo-se à tal proposta)....no final da carta pode-se ler o seguinte:
"...pensamos que seria suficiente compensar as perturbações decorrentes da entrada de espectadores e cavalos introduzindo ar filtrado, desumificado...."

1) É muito estranho este parecer POSITIVO, a que este local de novo se transforme em Picadeiro.

2) É realmente difícil de climatizar um edifício com aquelas dimensões...e só com coches lá dentro. Mais diria, que é impossível de atingir uma climatização satisfatória, com animais daquela envergadura e, parados. Podemos então imaginar, alguns cavalos em movimentação (mais espectadores) e, os fluxos de humidade daí resultantes. Parece-me que esta Sra., deu um autêntico tiro no pé, com este parecer. Mais estranho ainda, é a mesma ocupar um cargo de chefia numa instituição dedicada à conservação e restauro.