quarta-feira, setembro 17, 2008

Pilaretes - O ideal e o possível

Duas zonas da Av. de Roma
.
MUITAS VEZES, quando se referem os inconvenientes dos pilaretes destinados a impedir o estacionamento em cima dos passeios, parte-se do princípio de que «o ideal seria que os automobilistas não colocassem lá os carros» - o que é uma GRANDE verdade.
.
Não sendo previsível que isso suceda por livre iniciativa dos intervenientes, aceita-se (ou exige-se) que, pelo menos, «quem tem poder para os punir actue!» - o que também é uma GRANDE verdade. E essa punição, pela própria filosofia com que foi concebida, deve ser desencorajadora de facto das infracções, quer pelo seu valor (pecuniário ou outro - como bloqueio, reboque, anotação no cadastro), quer pela probabilidade expectável da sua aplicação - sendo mais importante este último aspecto, como se sabe.
.
Mas, enquanto Lisboa não adere ao mundo ideal (e ele existe?) proponho que façamos como um velho amigo meu: «Não sei se está bem ou se está mal. A minha opinião vai depender dos resultados...».
.
Ou seja: sendo eu uma das muitas vítimas da situação que se documenta na foto de cima (moro no prédio de esquina há dezenas de anos), muito agradeço que a CML meta lá um ou dois pilaretes (que eu mesmo ajudarei a montar, se for necessário...). Depois, se o resultado for uma situação pior do que a actual (supondo que isso é possível...), igualmente me ofereço para os ir retirar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Também acho, embora a colocação de pilaretes em certos passeios estreitos atrapalhe e muito os peões.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Tudo depende das zonas (e do seu historial de infracções) e do que chama "passeio estreito".

Imagine-se um passeio com 1 metro de largura, e onde a prática mostre que é preciso optar entre pilaretes que ocupem 25cm (e só de 2 em 2 metros) ou carros que ocupem 50cm (ou mais) e a todo o comprimento da rua.

Tenho inúmeras fotos que documentam o que digo, mas não quero atafulhar o blogue.

Anónimo disse...

Nós não precisamos de pilaretes, precisamos de árvores. As árvores servem para separar o trânsito pedonal do automobilístico e absorvem o CO2 que este emite, valorizando os terrenos adjacentes.

João Carvalho Fernandes disse...

Se não houver repressão policial, há o perigo de a situação piorar. Levo mais 10/15 minutos a chegar ao emprego desde que colocaram pilaretes na Estrada da Luz e os senhores que estacionavam em cima do passeio passaram a ocupar uma faixa de rodagem!

Carlos Medina Ribeiro disse...

Passei ontem algm tempo a fotografar exemplos de ruas e situações diversas (com e sem pilaretes), no Campo Pequeno, Av. da República, Fontes Pereira de Melo, Restauradores, Av. de Roma e Av. da República.

Conto poder, em breve, afixá-las.