sexta-feira, novembro 28, 2008

Um cacique é melhor do que um burocrata

Sinceramente, não sei como reagir à proposta de reforma eleitoral que o PS se prepara para discutir no Parlamento. Lembro de que se trata da anulação de um dos mais importantes compromissos do seu último programa. Há dez anos que este partido promete que, uma vez no poder, elaboraria uma lei, consagrando os círculos uninominais. Uma vez instalado em S. Bento, é atacado pela amnésia.

Diante da falta de vontade do Engº Sócrates e dos seus acólitos em dizerem o que realmente pretendem, encomendaram um estudo – espero que tenha sido o partido apagar e não uma qualquer instância académica– a um grupo de universitários, convencidos de que a coisa pareceria “científica”. Como é evidente, os meus colegas não agiram enquanto sociólogos, mas enquanto políticos. Foi isso queA ndré Freire reconheceu, em entrevista ao DN, de 6 de Novembro último, na qual afirma ter-lhe o PS pedido para “não incluirmos círculos uninominais no estudo”. Depois de terem analisado 30 sistemas eleitorais, André Freire, ManuelMeirinho Martins e Diogo Moreira cozinharam uma coisa híbrida, segundo a qual, no momento devoto, seremos confrontados com dois boletins de voto: num, votaremos num partido (círculo nacional); no outro, num candidato(círculo local). Mas não poderei ter o “meu”deputado, visto que, emLisboa - cidade, onde resido, haverá oito, concedendo-me o PS apenas o favor de os poder ordenar, de acordo com a minha preferência.

A acusação mais frequente contra os círculos uninominais consiste em que gerariam uma rede de cacique por esse país fora. A afirmação não me impressiona, pela simples razão de que, pelo menos, um cacique tem de procurar resolver alguns dos meus problemas, ao passo que os actuais deputados-burocratas apenas se preocupam em agradar ao chefe. Ora, quanto mais poder têm os secretários-gerais, menos poder temos nós. É isto que os partidos desejam e que, através da nossa apatia, consentimos. Um dia, “eles” vão-se arrepender; e “nós” também. Pressinto que será tarde demais.



In Meia Hora

1 comentário:

Carlos Medina Ribeiro disse...

Informa-se os apreciadores das crónicas de MFM que as mais antigas começaram hoje a ser afixadas no Sorumbático (http://sorumbatico.blogspot.com) onde aparecerão, regularmente, às sextas-feiras.

Já se lá pode ler «Os Taxistas», de Fevereiro de 2006, e que, infelizmente, continua bem actual...