quarta-feira, setembro 19, 2007

... feita à maneira... Ah! Ah!


Prometer não custa: 2009 é já aí à esquina... E fazer? É já a seguir...
Quando o próprio António Costa anda a poupar ao tostão e a fazer o seu caeminho com base na limpeza, passeios de bicicleta pelas ruas que já existem etc., vem-me este agora e enche as linhas com novos percursos de imediato. Ninguém acredita, mas... A ver vamos. Mas lá que parece tudo uma grande falta de bom senso ou de honestdade política... lá isso parece. E dessa ninguém o safa. Se não, veja o que segue. (Mas lá que o BE dispõe de um bom gráfico para criar imagens densas, disso não há qualquer dúvida.)
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Sá Fernandes propõe 86 quilómetros de percursos ligando espaços... Destak - O vereador lisboeta dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, quer 86 quilómetros de percursos a ligar os espaços verdes da capital até 2009, ...
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Ou seja...
Ligar Monsanto ao Parque Eduardo VII e à Quinta da Granja, em Benfica, este último ao Parque Periférico, em Carnide ("hoje uma lixeira") e à Quinta das Conchas, no Lumiar, (...) Outra das ligações que pretende é entre o Campo Grande, a Mata de Alvalade e o campo de golfe da Belavista (...)Ao JN, Sá Fernandes disse que, até Dezembro, será possível dizer quais destes percursos vão avançar primeiro, mas garantiu que "no final de 2008 já haverá alguns deles prontos". O vereador admitiu que em todos eles há "pequenos problemas" - como o terreno não ser da Câmara ou conflitos de tráfego - mas mostrou-se confiante de que as dificuldades serão superadas. Garantiu também que a via ciclável à beira-rio, entre o Parque das Nações e Algés, está entre as prioridades do Executivo.
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O que pensam os ambientalistas?
"Ambicioso" foi como os ambientalistas classificaram o projecto. "Eu fazia as coisas mais devagar. Primeiro abria um percurso e consolidava-o, para então fazer outro", sugeriu Eugénio Sequeira, da Liga para a Protecção da Natureza, alertando para a importância de os percursos serem mantidos em condições. Opinião idêntica tem Manuel Verdugo, da Plataforma Por Monsanto, alertando para a necessidade destes trajectos serem ocupados e seguros. Carlos Costa, do Geota, teme a falta de "prioridades" e considerou alguns percursos "artificiais". "Não é assim que as pessoas circulam", disse.
Gina Pereira, JN
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... Como quem dissesse: «É já a seguir», pois então. E têm razão os ambientalistas. A minha mãe, na sua sabedoria popular, costuma dizer em casos destes: quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Nós diríamos de outro modo mais frio: veresmos daqui a uns meses se isto não é tudo e só um processo demagógico que agora começa e se vai acelerar até à campanha eleitoral de 2009... Mas de pouco servirá: tal como aos pais da menina inglesa, é a imprensa que faz brilhar e é a imprensa que apaga algumas das estrelas... Todo o cuidado seria pouco.

3 comentários:

Anónimo disse...

Li ontem que a Carris vai passar a disponibilizar lugares nos seus autocarros para as bicicletas.

Percebi que a Carris não perdeu de todo a cabeça quando, na sequência da notícia, percebi que se tratava de 2 (duas) carreiras, que era ao fim-de-semana, e que cada autocarro tem lugar para 2 (duas, eh eh eh) bicicletas.

Anónimo disse...

Parece que os lisboetas têm que ser ciclistas à força. Há-de resolver muito, há. Cumpts.

Oscar Maximo disse...

O mundo ao contrário (Xutos e pontapés) !
O que interessa é por as pessoas a ir para o trabalho de bicicleta, não é por as pessoas a andar de bicicleta nos tempos livres.
Essas bicicletas que nos ginásios não saem do mesmo sitio são o paradigma da sociedade com energia a mais. Afinal o petróleo está barato!