sexta-feira, outubro 24, 2008

Vasco Gonçalves e as nacionalizações

O TEMA DA SEMELHANÇA entre o que está a ser feito por esse mundo fora e o que Vasco Gonçalves fez, por cá, há mais de 3 décadas tem sido muito glosado. O curioso é que, pelo que se lê na blogosfera, o general é muito mais atacado do que os seus "seguidores".
.
Terá isso alguma lógica?
.
Repare-se: Vasco Gonçalves foi coerente com o que sempre proclamou, enquanto os políticos actuais defendem o capitalismo e agem como se sabe. Quem, afinal (e vendo a realidade friamente), é mais digno de censura?
.
Dir-se-á que o que está a suceder «é assim, porque não podia ser de outra forma».
.
Será verdade, porventura.
.
No entanto, quem já era crescido em 1975 sabe que se pode dizer exactamente o mesmo em relação ao PREC; e dificilmente se poderá concluir outra coisa, tendo em conta a situação que se vivia na época, as relações de forças entre povo, políticos e militares, e ainda - acima de tudo - os antecedentes próximos de uma longa guerra colonial e de uma ditadura acabada de ruir.
.
Penso que quem não acompanhou esses acontecimentos de perto dificilmente terá uma visão abrangente, clara e imparcial dessa realidade que faz parte da nossa História recente e em que Vasco Gonçalves, goste-se ou não, teve um papel marcante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Subscrevo.....a não intervenção do estado é para tempos de grandes negociatas.
Não toquem no nosso bolo! E AGORA ??? Restaurem o nosso bolo !!!
.....para umas fatias chorudas futuras.

JA