sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Todos lhe batem mas ninguém avança. Quem se ri é Sócrates

.
(Perguntar-me-ão: o que é que isto tem a ver com Lisboa? Têm razão em se interrogar. Mas eu respondo: a experiência diz-me que o que se passa no PSD nacional tem muito a ver com Lisboa: rapidamente se propaga. E Lisboa está mesmo aqui à porta da São Caetano... com uma nota de reforço: na Assembleia Municipal que, nos próximos tempos, vai desempenhar papel central - ao nível das finanças e do urbanismo com as propostas que estão em perspectiva -, o PSD é maioritário e Carlos Carreiras, ao que sei, menezista, é hoje o presidente da Distrital...)
.
Coitado de Luís Filipe Menezes. Ninguém o apoia. Há aí um blog de malta do PSD que fa'xavor... Chama-se apropriadamente «Guerras...». Não meto link para não criar mais «guerras». Ou meto? Meto, não meto? (Vá lá, se lhe interessa: é aqui).
Mas nem era disso que ia falar.
É que fui agora ao Sol on line /Política e o que me deu logo nas vistas? Que o artigo mais lido, com mais de 4300 visitas é exactamente aquele de Menezes ter irritado Cavaco Silva e ter entrado em guerra com Santana Lopes. É este. Até Manuela Ferreira Leite há dias veio deixar no ar que em 2009 já haveria outra situação no PSD.
E há dias houve aí uma nota pequena que muito me chamou a atenção e para a qual chamei a sua atenção aqui. Tem a ver com um nome que cada vez mais se perfila: António Borges (não é a primeira vez e antes nunca avançou, mas nada me admirava que desta vez fosse mesmo avante - se houver condições para eleições directas antes de 2009).
Santana com as suas jornadas parlamentares itinerantes e Morais Sarmento por causa das taxas e da publicidade na RTP e a Ordem dos Médicos noutro plano mas não menos preocupante para Menezes serão as dores de barriga desta semana de Menezes. Ou seja: Não dão descanso ao homem. Estão a dar descanso ao Governo. Que, apesar das dores de tanta constestação na rua, tem a consolação de não haver aí uma alternativa à vista - e simula que tudo está no melhor dos mundos e até assobia para o ar. Isto é: quanto mais atacam Menezes sem encontrarem alternativa, mais descansado anda Sócrates, mesmo sem maioria absoluta nas sondagens de hoje (é esse o traço de união de todas).
Paralelamente e também noutro plano ou talvez não: soube-se esta tarde que cinco deputados municipais do PSD / Montijo renunciaram ao mandato - de uma vez. Intrigante...

Sem comentários: