quarta-feira, janeiro 17, 2007

As minhas 7 maravilhas de Lisboa #1



Esta foto e o resumo histórico que se segue, dizem respeito ao Jardim Botânico de Lisboa:

«O JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA (2)
C.N. TAVARES
"HISTÓRIA DO JARDIM BOTÂNICO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS
DE LISBOA" In: Jardim Botânico da Faculdade de Ciência de Lisboa. Guia.
Imprensa Portuguesa, Porto, 1967

Em fins de 1877 estavam concluídas as obras dos corpos laterais da estufa e o conde de FICALHO (1878) podia escrever: «O systema de aquecimento, de assombramento e de ventilação funccionam do modo o mais perfeito. E a excellente apparencia das plantas ali collocadas mostra as boas condições da estufa» (1).

Quanto ao corpo central, os violentos temporais que assolaram o país nos fins de 1876 causaram importantes danos na armação metálica da respectiva cobertura. Foi celebrado um contrato adicional com a casa ORMSON para a reparação dos prejuízos, mas a vistoria feita por técnicos portugueses, após conserto, mostrou não terem sido satisfatórias as melhorias introduzidas. Em Dezembro de 1877 não estavam ainda completadas as reparações e foi necessário encarregar J. J. DE PAIVA CABRAL COUCEIRO de dirigir as obras indispensáveis, que foram dadas como concluídas em Fevereiro de 1878. As despesas foram pagas pela Junta Administrativa da Escola. (...)»

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó pá!!! Porrrr!!!!!!!! Então "mudam-se" e não avisam???!!! Não está bem...

Paulo Ferrero disse...

Em virtude de se ter ficado sem os códigos de acesso à versão anterior do C&T, tivemos que o relançar noutro endereço da blogspot e com outro endereço e-mail. Como é natural tivemos que publicitar o facto pelos contactos que conhecíamos. Muitos terão ficado sem saber, e pelo facto pedimos desculpas. Mas aqui estamos!
Paulo Ferrero