sexta-feira, junho 13, 2008

As agruras de Sócrates e a Câmara de Lisboa

Há uns quantos observadores que apostam em como Sócrates não se quer recandidatar a Primeiro-Ministro. Eu ainda não tenho dados para o afirmar. Mas já tenho uns laivos de sinais que vão nesse sentido e tornam a hipótese minimamente razoável. E aposto em como, se Sócrates hesitar mesmo, António Costa pensará duas vezes.
Não por causa de Santana. Esse já morreu. Nem Manuela Ferreira Leite ia nessa. Seria o descrédito global do PSD para mais de 20 anos.
Mas por causa de três factores distintos: 1º - a baixa votação que o PS obteve, a que se junta... 2º - o desgaste assutador que Sá Fernandes acarretou (não está a somar nada: está a subtrair); e, 3º - a elevada probabilidade de Carmona e PSD / Ferreira Leite juntarem votações.
Mesmo no melhor dos casos, essas três circunstâncias chegam para dar que pensar a qualquer um.
Mas se a tudo isso juntarmos o caso Sócrates, então a coisa fica mesmo negra ainda.
Falemos então de Sócrates e das razões que tem para eventualmente estar a ponderar não querer sujeitar-se a novo sufrágio:
1º - um forte impedimento de carácter subjectivo: não suportará uma derrota (para o ego dele será derrota obter apenas maioria relativa e ter de negociar e de baixar a garimpa - desculpem a crueza da expressão, mas é disso mesmo que se trata);
2º - um caso específico por ele mesmo dramatizado com grande inabilidade nos últimos dias: o resultado do referendo na Irlanda sobre o Tratado de Lisboa. Foi ele mesmo que disse na AR que o NÃO seria mau para a sua carreira política. Foi ele mesmo que disse hoje que esta é uma derrota pessoal;
3º - o falhanço na economia e nas Finanças. Tanto sacrifício para nada - é o que milhões de portugueses estão a pensar;
4º - o facto de ter muitos sectores contra ele: foram os professores, os médicos, os utentes de serviços de saúde, os autarcas, agora os camionistas, os agricultores, os pescadores... sei lá... manifestações de rua as maiores de sempre da CGTP, os excessos da ASAE que puseram os comerciantes todos em polvorosa - mesmo que saibam que nos davam mixórdias a comer - mas os desgastes eleitorais também vêm por aí, a revolta da Igreja oficial por causa dos ATLs das paróquias e adjacentes - um adversário a ter em conta, em termos eleitorais;
5º - esta solução Ferreira Leite para o PSD: junta os pedaços e pode ser uma surpresa nas urnas.
Tudo junto, só pode ter uma consequência lógica: derrocada eleitoral do Governo. E isso é mais do que a arrogância conhecida de Sócrates aguentaria.

Pelo meio, a Câmara de Lisboa e as soluções PS. Curtas e ainda em incógnita. Claro que a hipótese «desafiar o resto da esquerda para uma unidade face ao perigo da direita» está sempre em cima das mesas de São Pedro de Alcântara e do Largo do Rato. Mas pode não estar noutras mesas, dada a direcção que as coisas estão a tomar cada vez de forma mais preocupante em sede de Paços do Concelho em cada dia que passa...
E uma coisa é certa: com Sócrates a hesitar ou a ser dado cada vez mais como estando a hesitar cada vez mais, coisa que, em termos de grande opinião pública, vem a dar exactmente no mesmo - o que reduz o «élan» do PS em torno de um PS forte e ganhador e, pelo contrário, quebra a dinâmica de vitória; com uma só lista do PSD e no pé em que as coisas estão e pelos vistos contiinuarão a estar do lado das esquerdas, não sei, não... Mas até acho que sei: tudo isto é já uma grande dor de cabeça acrescida para António Costa também.
É chato ter de escrever isto mesmo ao fechar do dia de Santo António, o dia da Cidade, mas esta é a análise que se me vai impondo com uma nitidez cada vez maior.


4 comentários:

Anónimo disse...

Mas onde é que o Sá Fernandes está a subtrair....

O sectarismo do PCP por vezes cega-os, mas percebo onde quer chegar, depois das alianças com o PSD nas Juntas.

Estão a oferecer-se ao PS para uma nova aliança...

Anónimo disse...

O oferecido e dado como adquirido e agora subtraído, não é o PC.

Anónimo disse...

Se algum dia o Carmona Rodrigues resolver falar , saberemos que após a Maria José Nogueira Pinto, ter rompido a coligação, o PCP, tudo tentou para que a Camara não caisse, e tentou negociar uma aliança com o Carmona Rodrigues.

Saiu-lhe o tiro pela culatra, o Marques Mendes, e a Paula Teixeira da Cruz, perante os escandalos bateram o pé...

Oferecido nas juntas ao PSD ( na de S. José já romperam, outras se seguiram) , oferecido ao Carmona na Camara...Oferece-se agora ao PS , o pior é que a Roseta anda a tentar uma larga aliança, e aí .....

Anónimo disse...

Se isto é "ver com nitidez", melhor será tirar os óculos...


Senhor José Carlos Mendes, para além dos seus incontestáveis e legítimos desejos, a realidade estará lá sempre e, por vezes, é muito dura, sobretudo para quem não a vê lá muito focada.


Quer saber quais as grandes incógnitas das próximas Eleições? Vá por mim, que não devo errar muito (depois falaremos):


0 - Saber se M.ª F. Leite anda acima ou abaixo de Menezes nas sondagens;

1ª - Saber se M.ª F. Leite tem mais ou MENOS votos do que Santana;


2ª - Saber se M.ª F. Leite ganha mais ou MENOS Câmaras do que Marques Mendes;


3ª - Saber se o BE tem menos ou MUITO MAIS votos do que o PCP, em TODAS AS ELEIÇÕES (incluindo, obviamente, em Lisboa).


E trate essa obsessão com o Sócrates...