sábado, março 15, 2008

Câmara discute plano para a Baixa-Chiado

LOCAL LISBOA Público - 15.03.2008 - Câmara discute plano para a Baixa-Chiado

"O plano de revitalização da Baixa de Lisboa dá o mote à próxima reunião do executivo camarário, que decorrerá quarta-feira a partir das 9h30 nos Paços do Concelho. Em discussão estará o novo projecto, proposto pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, e pelo presidente da câmara, António Costa, bem como a possibilidade de se avançar para a elaboração de um plano de pormenor para a zona da Baixa, que norteará os usos a dar ao solo.
Em cima da mesa estará também a suspensão das normas do Plano Director que proíbem construção nova na Baixa (agora apenas são permitidas a conservação e recuperação dos edifícios) em zonas onde deverão surgir quatro infra-estruturas: o Museu da Moeda (na Igreja de São Julião), o Museu da Moda e do Design (no antigo BNU), a ligação mecânica Baixa-Castelo e uma esplanada no Carmo com vista sobre a cidade, onde estão instalados anexos do quartel da GNR. É precisamente esta última pretensão que desencadeia maiores críticas por parte de especialistas, como o ex-director municipal da Reabilitação Urbana Filipe Lopes, e políticos, que temem desmandos urbanísticos. O PSD é um dos opositores e, mesmo que a proposta passe na câmara, a maioria social-democrata na assembleia poderá inviabilizá-la. C.P."
(Isabel G)

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta ideia pode vir a ser um erro grave. Romper a cidade histórica com escadas rolantes ? Por favor! Imaginem toda essa chapa por encosta acima. E agora, imaginem a mesma.....avariada e imunda.

JA

Anónimo disse...

JA,
Bolas! De repente só me surgiram imagens de um pesadelo, aliás, com tradições na cidade como as escadas rolantes de Alcântara
ISABEL

Anónimo disse...

Pois, pois.....e isso
não iria ficar só por
pesadelo, GARANTIA !!

JA

Anónimo disse...

Se calhar então é melhor suprimir o Elevador da Glória, ou demolir o Elevador de Santa Justa, como hediondas manifestações de "ligações mecânicas" entre a Baixa e a Alta...


Ant.º das Neves Castanho.

Anónimo disse...

A Baixa-Chiado precisam de cuidados redobrados. O seu património e potencial turístico e cultural são elevados, mas o tecido que os suporta muito frágil.


Há que acompanhar com atenção e espírito crítico (construtivo...)!


Ant.º das Neves Castanho.