quarta-feira, março 12, 2008

Por falar em ruído

Ruído do Eixo Norte Sul: do site da Associação de Residentes de Telheiras

"É uma luta antiga que os moradores de Telheiras e áreas limítrofes travam com a CML e Estradas de Portugal.
Desde que esta via irrompeu pelo bairro, atravessando a cidade, concebida e estruturada como uma auto-estrada, os piores receios viriam a concretizar-se, convertendo em inferno a vida dos muitos moradores que habitam os prédios situados ao longo da mesma.(...)
Inúmeras cartas e abaixo-assinados têm sido encaminhados para a Câmara Municipal de Lisboa e Estradas de Portugal mas, até ao momento, as poucas respostas obtidas têm sido evasivas e sem o mínimo sinal de compreensão objectiva pelos interesses dos moradores.
Há ainda a registar diversos ofícios enviados pela Junta de Freguesia à CML, dirigidas designadamente às Direcções Municipais do Ambiente Urbano e Projectos e Obras em Janeiro de 2004, uma das quais inclui uma carta de ruído que se transcreve na parte final deste texto e que faz igualmente referência ao Decreto-Lei n.º 292/2000 de 14 de Novembro (também designado por Regulamento Geral do Ruído).(...)
Os últimos protestos, na sequência de reunião havida em 18 de Outubro, consistiram no envio de faxes e e-mails em quantidade massiva ao Presidente da Estradas de Portugal. (...)
Vale a pena ainda referir a existência de uma carta do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), recebida na sede da ART em meados de Junho de 2006, em resposta a um abaixo-assinado dos moradores de Telheiras, e zonas do Parque dos Príncipes e Feira Nova. Nessa carta, assinada pelo vice-presidente, a Estradas de Portugal informa que o Eixo Norte Sul vai ser concessionado a uma empresa ainda não designada, e cujo concurso estará concluído em 2007. Ainda nessa carta, a Estradas de Portugal admite a colocação de algumas barreiras acústicas, sem especificar onde, mas que, face a informações cruzadas com a Junta de Freguesia do Lumiar, se depreende seja apenas na zona que está actualmente em construção (desde a Padre Cruz em diante ao longo do prolongamento). "(Foi isso mesmo)
Protestem para o IEP pelo fax 212 951 997, 808 210 0000 ou ep@estradasdeportugal.pt
(...)
Rua e Nível de ruído:
Al. Linhas de Torres Av. Mª Helena Vieira da Silva 75,9
Al. Linhas de Torres Hospital Pulido valente 75,9
Eixo Norte-Sul Eixo Norte-Sul 75,9
Av. Padre Cruz Rua André Gouveia 78,0
Av. Padre Cruz Av. Rainha D. Amélia 79,1
Fonte: Junta de Freguesia do Lumiar - 2004
(Isabel G)

Sem comentários: