sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Antigas profissões e pregões de Lisboa #2


O Engraxador

3 comentários:

Anónimo disse...

Os verdadeiros...estão em extinção

Na verdadeira acepção da palavra, o Engraxador é aquela pessoa que nos engraxa os sapatos, dando-lhe um brilho tão espectacular com que só a cuspidela na bota da tropa competia.
O Engraxador é uma figura que integra o espaço de várias cidades, nomeadamente Lisboa.
As relações que estabelece com os seus clientes dependem, em grande parte, da forma como ocupa o espaço público – fá-lo essencialmente em pastelarias ou passeios – e da maneira como, através da visibilidade dada aos seus instrumentos de trabalho – facilmente movíveis – capta a atenção dos transeuntes.
No intervalo de tempo que dura o acto de engraxar estabelece uma relação com cada um dos seus clientes
Existem também os outros engraxadores…aqueles que…dão mau nome a estes.
(06.01.2007)

Paulo Ferrero disse...

Já agora aproveito para pedir um favorzinho: será que alguém me pode indicar em que pé está o projectado condomínio para o jardim e horta da Quinta de São Sebastião, mais conhecida por Quinta do Cunhal?? Obrigado.

Paulo Ferrero disse...

Ainda em relação aos engraxas, só duas achegas: o pior é mesmo quando nos colocam tinta nos sapatos em vez de graxa ... falo dos «profissionais» (especialmente aqueles do Chiado e os do Rossio); já que dos outros, cuja vocação é engraxar o próximo, o problema não é tanto a tinta mas a lata, quando viram de casaca.