terça-feira, fevereiro 27, 2007

Esclarecido...


26 Fev 07
UM DIA DESTES, estava eu num restaurante de Lagos (cidade que, em matéria de estacionamento selvagem, não fica atrás de Lisboa), quando um senhor estrangeiro, de certa idade, me perguntou se as imagens de bloqueios, multas e reboques, que a TV estava a mostar, eram "cá".
- Sim e não - respondi-lhe, sorrindo. "Sim", por ser em Portugal; e "não", por não ser em Lagos - esclareci depois.
O cavalheiro, então, apontou com o queixo para o passeio em frente, pejado de automóveis, e perguntou:
- Ah... É como na América, onde as leis variam de estado para estado?
Expliquei-lhe que em Portugal é ao contrário: a lei é a mesma; aplicá-la é que fica ao arbítrio das autoridades locais.
O homem coçou a ponta do nariz e deduzi, pelos seus olhos piscos, que não estava a perceber nada. Depois, ingeriu mais um trago de aguardente velha, recostou-se na cadeira, cabeceou e, para meu alívio, já não me perguntou mais nada...
-
Publicado no «Público» de 1 Mar 07
-
As imagens, como se depreende pelo texto, são de uma cidade que tem pretensões a destino turístico mas onde o nível de absurdo ultrapassou o da impunidade: parques gratuitos com lugares vagos (imagem de baixo, à esquerda), carros nos passeios, peões no asfalto... Mas todos felizes e contentes, ao que parece.

5 comentários:

Anónimo disse...

E António Costa não tem uma palavra a dizer sobre a paralisia da "sua" PSP?!
E esses agentes que nada fazem não têm brio na farda que vestem?!!

Duarte

Anónimo disse...

Qual as respostas que mais lhe interessam?:
a) falta de recursos
b) mudança de turno
c) não podemos estar em todo o lado
d) encolher os ombros
e) o que quer que eu faça?
f) Ninguém se queixa...
g) A Polícia Municipal também vê
h) Pois é... falta de civismo....
i) A gente multa, amanhã estão cá de novo

Assim de repente só me ocorrem estas até porque já as ouvi, mas aceitam-se outras contribuições.

Anónimo disse...

Uma vez de um policia municipal (sobre um carro que estava a bloquear a entrada de uma praceta sem saída):

"Nós não podemos fazer nada. Tem que falar com a PSP para rebocarem. Mas é melhor ser o senhor, porque quando somos nós da polícia municipal a falar eles não costumam ligar."

E tudo isto sem se rir...

Anónimo disse...

Essa 2 imagens fazem-me recordar uma cena no centro da Parede, em finais de 1990. Ia com a minha filha e respectivo carrinho de bebé, num daqueles passeios do século anterior. Uma carrinha ocupava toda a largura do mesmo....e lá fomos nós para a estrada. Mesmo por detrás da carrinha estava um sheriff da zona, ao qual eu chamei a atenção do perigo de ter de levar uma criança para uma estrada com bastante circulação. O agente escutou a minha palestra, não disse uma palavra, mas lia-se na cara dele:
"...de que raio de planeta é que este tipo acabou de chegar".
Afinal de contas, em 17 anos, o que é que mudou?

JA

André Bernardes disse...

(...) esse diálogo bem poderia ter sido um 'remake' cinematográfico, de uma hipotética cena e correspondente reacção de um centurião romano, recém-chegado a Lacóbriga, a tentar compreender esses estranhos e indómitos Lusitanos que, e segundo o ditado de séculos "nem se governam nem se deixam governar"!