segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha (1798)*


"Quinta-feira, Fevereiro 23
Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha (1798)*

A primeira coisa que uma pessoa não pode deixar de notar em Lisboa é o mau policiamento. A imundície das ruas está amontoada por todo o lado, nas ruas mais pequenas e estreitas, onde a chuva não a lava, forma verdadeiras colinas, e para uma pessoa não se afundar no meio dela tem de conhecer muito bem o carreiro. (…) Antigamente a cidade era iluminada, agora já não, e como as lojas fecham cedo nada alumia a escuridão das vielas estreitas e mal pavimentadas. Uma horda de cães sem dono que se alimentam à custa do público erra pela cidade como lobos esfaimados e, pior ainda do que estes, é a horda de bandidos. Muitos se admiraram como nós tínhamos ousado, nestes tempos de guerra, viajar para Portugal por terra.(…) Como pode um povo, entre o qual se encontram afinal homens esclarecidos, aguentar horrores deste género, que põe Lisboa ainda abaixo de Constantinopla?(…)
As diversões do Carnaval são sempre feitas segundo o gosto dominante da nação. E em que é que consistirão em Lisboa? Nobres e gente do povo divertem-se em atirar toda a espécie de sujidade e imundície aos passantes que, de acordo com o costume e para evitar maus encontros, aguentam pacientemente este tipo de coisas. Uma encantadora dama de condição despejou um bacio sobre mim, não me deixando qualquer consolo a não ser esperar que o bacio fosse o seu.(…)
Os altos muros das quintas na cidade, os arredores abandonados e desertos convidam ao roubo e ao assassínio, o mau policiamento fomenta-os.(…) A Primavera é a época mais perigosas. Sei de alturas em que se podia contar um assassínio todas as noites.
O criminoso escapa quase sempre, em virtude de uma compaixão verdadeira e genuinamente portuguesa, toda a gente lhe facilita a fuga. Coitadinho, pobre homem, dizem, e tudo lhe corre de feição. "

Nota:
Link é muito mais “meigo” para os portugueses do que Murphy (“Travels in Portugal”, 1797)
*Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha / Heinrich Friedrich Link, trad., introd. e notas Fernando Clara. - Lisboa : Biblioteca Nacional, 2005.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por que razão aconselham blogs fascistas?

M Isabel G disse...

Falo por mim:
Não tenho jeito para patrulheira ideológica.

Anónimo disse...

Mas às tantas estamos a tomar copos com o Hitler, que parece que até era um gajo porreiro, que gostava de animaizinhos.