terça-feira, fevereiro 27, 2007

Os erros de raciocínio de Vital Moreira

Lisboa está mal? É por ser demasiado pluralista!

Vital Moreira, às vezes apanha-me mesmo descalço. E surpreende-me tanto contorcionismo. No artigo dele hoje no 'Público' os malabarismos intelectuais até fazem ferver os cérebros...

A coisa é simples e vou pô-la como a vejo, em modelo de filosofia escolar:
Tese da qual parte Vital: Lisboa está mal. A Gebalis está cheia de boys do PSD.
Antítese: É porque a lei das autarquias permite que várias forças políticas participem na gestão.
Síntese: Então mude-se a lei, façam-se executivos monocolores (de um só partido)!

Isto, é um chorrilho de raciocínios errados, na minha opinião. E julgo saber bem mais do que se passa em Lisboa e na Gebalis do que Vital, que não quis saber de nada antes de escrever: já sabia à partida qual era a sua tese e as conclusões...
Há que mudar a lei eleitoral das autarquias para que os executivos sejam monocolores, beneficiando o PS e o PSD, os grandes, e arrasando os outros, os pequenos.
Ele, Vital, parece seguir por este caminho de erros: Lisboa está mal? Há boys do PSD na Gebalis e nas outras empresas municipais? Então é por causa da presença no executivo de várias tendências partidárias. Um raciocínio estranho, de pés no ar, todo ao contrário da realidade (que desconhece e não cuidou de conhecer antes de escrever). Um raciocínio que nem parece vir da mesma pessoa que escreve as tais sebentas: então Vital não sabe que, precisamente, há boys porque ninguém mais controla aquilo: porque o PSD manda naquilo sozinho? O PS na CML pode fazer o favor de explicar isso a Vital com urgência? Talvez ele, em vocês, acredite, pá! Digam-lhe lá que o PSD gere sozinho aquela coisa: talvez assim ele caia na real e não faça estas figuras, pá).
... Então, «conclui» Vital, mude-se a lei das autarquias e façam-se executivos monocolores, corra-se com os pequenos partidos que só empatam: assim, há mais vigilância democrática e tal...

Um encadeado de asneiras que não se compreende
em Vital Moreira...

Que parvoeirada de raciocínio, desculpem a expressão, mas nem parece vir de um intelectual de alta craveira. Fico desiludido. Vital faz tudo para alinhar pelo diapasão de Sócrates. Lamentavelmente. É que não era preciso mostrar tanta subserviência... Honestamente, não esperava uma destas de Vital Moreira. Até porque, se alguma coisa prova o actual estado de coisas em Lisboa, é exactamente o excesso de poder de uma força política sozinha, mesmo que sem maioria absoluta - e, isso sim, dá no que está a dar na capital. Se Vital fosse honesto, concluía exactamente que era preciso garantir muito maior vigilância plural sobre estas coisas... Mas não: a conclusão dele já estava tomada à partida: altere-se a lei. Que coisa mais básica armada ao intelectual inatingível. Desculpem o choque, mas fico revoltado com a falta de honestidade intelectual. E este é um caso disso, tenho a certeza: não é falta de clarividência, faço-lhe essa honra. Ainda se isto viesse de um analfabeto... Mas parece...

Vital Moreira tem tanto de mau analista político como de bom (óptimo) técnico constitucionalista (estudei pelo manual dele e de Canotilho quando ainda era em sebenta - vejam só). Vital Moreira é assim: torce, torce, até levar a água ao seu moinho.

4 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo muito certo excepto dizer: «Se Vital fosse honesto».

Pode não se concordar com V.M., mas essas 4 palavras são desnecessárias e injustas.

Duarte

Anónimo disse...

Concordo com o comentário de cima. Aliás, é uma pena que este blog esteja a ser algo manipulado por "politiquices".

Sugestão para José Carlos Mendes: por que não deixar estes posts pré-campanha eleitoral pró-pcp (e contra tudo o que não o seja) no seu blog lisboalisboa?

Tenho gostado muito dos outros autores, alertando para o que vai mal nesta cidade sem andarem constantemente a puxar a brasa à sua sardinha. Parabéns por este exercício de cidadania.

José Carlos Mendes disse...

Quanto a Vital Moreira, quero apenas dizer: intelectualmente honesto.

Claro. Como bem se percebe do meu texto.

Mais esclareço que Vital é (foi) meu primo por afinidade: sei do que falo.

Peço desculpa pela violência verbal que usei: ela deriva apenas da violência intelectual que senti de manhã, ao ler o artigo.

Sei bem o que arrisco em ser franco.

Em todo o caso, obrigado pelos conselhos. Evidentemente, são bem-vindos.

E... não seja por isso: vou levar este estilo para o meu blog pessoal.

(Mas também: só me lê quem quer, que diabo!)

Anónimo disse...

JCM,
Por favor!
Não acaba nada com isso aqui!

Pluralismo é isso mesmo: várias vozes a falar do mesmo em prismas diversos.

Quem não concorda consigo, que venha à liça defender outro ponto de vista.

Mas não se deixe censurar... agora, tantos anos depois disso...