terça-feira, junho 05, 2007

Especialidades

SEMPRE ME FEZ CONFUSÃO que um agente da Polícia Municipal veja uma manobra perigosa e não faça nada; ou que um outro, da Polícia de Trânsito, passe por um vendedor ambulante ilegal e não o interpele.
Mas suponho que um homem da Judiciária não fará uma coisa nem outra, assim como um da Polícia do Metro, da CP ou da GNR não incomodará um dono dum cão que esteja a aliviar-se na via pública (refiro-me ao cão, mas se me referisse ao dono a frase mantinha-se válida).
Ora, e tal como todos os que têm carro, eu também passo uns maus bocados com a rapaziada que "arruma automóveis". Por isso, fiquei satisfeito quando, aqui há algum tempo, veio uma legislação qualquer que lhes proibia a actividade.
Só que eu já devia saber que, num país de Leis-da-Treta, uma coisa é proibir e outra - muito diferente - é impedir:
Quem faz as leis ou as "posturas" (o nome até é divertido, pois faz lembrar a cena do cão, uns parágrafos acima) fica satisfeito. Passar à prática é com outros… e em geral fica tudo na mesma.
Pois quando apareceu essa profissão de "técnicos especializados em estacionamento urbano" fiquei com imensa curiosidade de saber qual iria ser a polícia que a iria apadrinhar...
E, um belo dia, estava eu ao pé da pastelaria «Mexicana», quando pensei:
«Boa! Hoje é que vou saber! Há por aqui de tudo: ciganos a vender na rua, carros em cima do passeio, arrumadores com fartura… carteiristas também deve haver por aqui alguns…»
E foi assim que comecei a ver as sucessivas autoridades a repartirem as suas actividades conforme as respectivas especialidades:
Um Polícia Municipal a perseguir os vendedores ambulantes;
um Polícia da DT da PSP a multar os carros mal estacionados;
um indivíduo mal-disposto, porventura da Judiciária, a levar um suspeito pelos colarinhos;
enquanto o Malaquias (que é o técnico de estacionamento mais eficaz das Avenidas Novas) continuava, nas calmas, a arranjar lugares para a rapaziada que ia chegando ali à zona…
De repente aparece, nem se sabe bem de onde, um carro da PSP:
Travagem brusca… chiar de pneus… e eis que um dos agentes sai do carro de rompante, agarra o Malaquias por um braço e lhe diz qualquer coisa que mais ninguém consegue ouvir.
De facto, o que valeu ao pessoal desse carro-patrulha foi mesmo o Malaquias, senão onde é que tinham arranjado um lugar para estacionar e ir ao cafezinho?!

4 comentários:

Anónimo disse...

An! Ah! Esse Malaquias não foi contratado pela E.M.E.L. nem nada? Que figurão. Cumpts.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Este texto já é MUITO antigo (deve ter uns 10 anos).

Infelizmente, parece estar actual...

odete pinto disse...

Logo vi que o texto é antigo...
Houve alteração/hierarquização em muitos ofícios. Agora o Malaquias é "Gestor de espaço".

Carlos Medina Ribeiro disse...

Sim, é tão antigo que ainda era do tempo em que a DT da PSP, fazendo aquilo para que lhe pagamos, multava os carros mal estacionados.

Agora, prefere assobiar para os passarinhos e dizer que não tem meios...